Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 22 de Fevereiro de 2005 às 05:57
Por: Ricardo Valota

    Imprimir


São Paulo - Mais uma fuga e rebelião no complexo Tatuapé da Febem, na zona Leste de São Paulo, manteve uma rotina que já dura quatro dias. A noite desta segunda-feira na unidade da Fundação Para o Bem-Estar do Menor (Febem),localizada na avenida Celso Garcia não foi diferente das anteriores; aliás foi pior. Desta vez, quase todo o complexo aderiu ao motim, que se seguiu após a fuga de alguns internos, por volta de 22h de ontem.

A Policia recapturou apenas 6 dos 30 fugitivos, segundo informações da assessoria da Fundação. A rebelião teve início após a fuga ter sido controlada, com a entrada de policiais militares da Tropa de Choque, que precisaram usar bombas de gás para conter os adolescentes.

Segundo policiais, funcionários e homens do Corpo de Bombeiros, cerca de 1.500 dos 1.600 internos que estão atualmente no complexo aderiram ao movimento. Inicialmente, funcionários da instituição que compõem o "Choquinho" tentaram conter os rebelados, mas foram expulsos debaixo de uma chuva de pedras.

Quatro carros do Corpo de Bombeiros foram enviados para o local, para apagar alguns focos de incêndio, mas os policiais se recusaram a entrar ao se deparar com menores armados de paus, facas, foices, estiletes e enxadas.

Em meio ao motim, alguns adolescentes tentaram fugir jogando uma Kombi contra o portão de saída para a Rua Nelson Cruz. Os menores foram impedidos por policiais da Tropa de Choque, que, pouco antes da meia-noite, invadiram o complexo. Segundo informações do comando da Tropa, 20 funcionários foram feitos reféns, sendo libertados com a chegada dos Pms.

Após a invasão, os bombeiros tiveram segurança para entrar no prédio e extinguir as chamas. As unidades ficaram parcialmente destruídas. Os policiais do Choque consideraram a rebelião controlada por volta da 1h desta madrugada. Os internos foram colocados na quadra, para ser efetuada a recontagem, enquanto os militares recolhiam grande quantidade de facas, foices, enxadas, pedaços de pau e barras de ferros.

Apenas os internos da unidade 16 não aderiram à rebelião. No início da madrugada, vários adolescentes foram levados em Kombis para destinos não divulgados pela Febem. Foi a quarta rebelião, com ou sem fuga, promovida pelos menores da Febem do Tatuapé em apenas 4 dias.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358221/visualizar/