Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 21 de Fevereiro de 2005 às 21:14
Por: Rita Comini

    Imprimir


Esta é uma das metas que integram o contrato do APL de Apicultura da Região Sudoeste, a ser assinado na quarta-feira, 24, em Cáceres. Aumentar em 160% a produção de mel de 23 toneladas ao ano para 60 toneladas/ano; aumentar em 60% o número de produtores de mel da região sudoeste do Estado, passando de 120 para 192; aumentar a produtividade em 50% subindo de 11,5 k por colméia/ano para 17,25 k; e aumentar em 20% o número de colméias

por produtor em relação a 2004. Estes são os resultados pretendidos até dezembro de 2005 pelo Arranjo Produtivo Local (APL) de Apicultura da Região Sudoeste do Estado de Mato Grosso, cujo contrato será assinada na próxima quarta-feira, 24, às 19h30, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Cáceres (Sematur), entre o Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do Estado de Mato Grosso e os parceiros Banco do Brasil, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer), Escola Agrotécnica Federal de Cáceres, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Emprego Trabalho e Cidadania (Setec), Secretaria de Desenvolvimento Rural, Associação de Apicultores do Alto Pantanal (Apialpa), Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), Associação Portense de Apicultores (APA), Associação dos Apicultores de Conquista D’Oesteb (Apicon), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Segundo o líder da Agência Sebrae de Cáceres, Rubens de Pinho Filho, gestor do APL de Apicultura, os números das metas foram estabelecidos a partir do diagnóstico do setor, feito em fevereiro e março de 2004. “Somos o único APL de Apicultura do país que fez um diagnóstico antes de assinar o contrato”, explica, acrescentando que o levantamento possibilitou o conhecimento da realidade e serviu como ponto de partida para o planejamento estratégico para o desenvolvimento da atividade na região.

Ele ressalta que o objetivo do projeto é aumentar a produção de mel na região de forma competitiva e sustentável, tanto do ponto de vista econômico, quanto ambiental.

Composta por 20 municípios, a Região Sudoeste de Mato Grosso possui 120 apicultores, sendo que 71% deles desenvolvem a atividade em propriedade própria e a maioria (86%) utiliza mão-de-obra familiar. A totalidade dos apicultores tem o mel como principal produto e todos eles utilizam caixas de madeira, 94% praticam apicultura convencional. Entre os produtores, 91% realizam apicultura fixa. Existem na região, 2.020 colméias no campo, 1.963 colméias povoadas e 1.859 colméias povoadas produtivas. Municípios que compõem a Região Sudoeste de MT:

Cáceres,Comodoro,Pontes e Lacerda,Jauru,S.J.Quatro Marcos, Araputanga,Curvelândia,Indiavaí,Figueirópolis,Porto Espiridião, Conquista D’Oeste,Mirassol D’Oeste,Vale do São Domingos,Vila Bela da Santíssima Trindade,Glória D’Oeste,Nova Lacerda,Rio Branco,Reserva do Cabaçal,Lambari D’Oeste e Salto do Céu.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358264/visualizar/