Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 21 de Fevereiro de 2005 às 05:32

    Imprimir


Madri - Com a participação de menos da metade de seu eleitorado - 42% do total de votantes do país, de acordo com o Ministério do Interior -, a Espanha tornou-se neste domingo a primeira nação da Europa a ratificar a Constituição Européia por meio de uma consulta popular.

Com 99,8% dos votos apurados, 76,7% dos eleitores haviam dito “sim” no referendo - o que significava concordância à adesão da Espanha à Constituição -, contra os 17,3% que optaram pelo “não”, informou o Ministério do Interior.

Esse resultado não é de cumprimento obrigatório, já que é do Parlamento a decisão final.

“O apoio foi muito amplo”, afirmou o primeiro-ministro espanhol, José Luis Rodriguez Zapatero, a jornalistas depois dos primeiros resultados oficiais que apontavam que o “sim” ganharia a votação. “Estou muito satisfeito.”

Antes da vitória - pela qual o primeiro-ministro e seu partido estavam bastante empenhados - Zapatero declarou: “Hoje estamos tomando uma decisão de grande importância para o futuro da Europa unida. Uma importante decisão para a Espanha, para seu futuro e bem-estar.”

O presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, foi um dos que telefonaram para Zapatero para cumprimentá-lo pelo resultado. “Este voto histórico e pioneiro é um ‘sim’ para uma Europa mais democrática, eficiente e transparente”, disse.

Cerca de 106 mil policiais estavam em alerta para potenciais ataques do grupo separatista basco ETA já que, na quinta-feira, a polícia prendeu em Valência um homem e uma mulher com explosivos para um possível ataque.

Com a ratificação da Constituição Européia pela Espanha - já a fizeram Eslovênia, Hungria e Lituânia, só que por via parlamentar -, faltam 21 países da UE para endossá-la. Só depois da realização desse procedimento por todas as nações a carta poderá entrar em vigor, o que está previsto para ocorrer em 2007.




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358523/visualizar/