Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 21 de Fevereiro de 2005 às 04:53

    Imprimir


Berlim - O Partido Social-Democrata do chanceler alemão, Gerhard Schroeder, sofreu neste domingo um duro revés nas eleições regionais do Estado federado de Schleswig-Holstein, um de seus bastiões tradicionais, e deverá entregar o poder aos democrata-cristãos.

Segundo resultados preliminares, a conservadora União Democrata-Cristã (CDU) obteve 40,2% dos votos, enquanto que o Partido Social-Democrata (SPD), da primeira-ministra regional Heide Simonis, obteve 38,5%. O Partido Liberal (FDP), um dos prováveis aliados da CDU, obteve 6,7%; e o Partido Verde, 6,3%.

O resultado foi uma surpresa para os social-democratas, que governaram o Estado por 17 anos, pois eles lideravam as pesquisas de opinião, ajudados pela popularidade de Simonis.

As eleições em Schleswig-Holstein eram consideradas o primeiro teste político para o governo de Schroeder depois da entrada em vigor, no início do ano, da reforma trabalhista.

Segundo o instituto Forschungsgruppe Wahlen, o fraco resultado eleitoral do SPD se deve à insatisfação popular pela má situação econômica que o país atravessa.

Peter-Harry Carstensen, da CDU, deve assumir o poder três meses antes da crucial eleição no Estado industrial de Renânia do Norte-Vestfália.




Fonte: AE - AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358528/visualizar/