Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 20 de Fevereiro de 2005 às 23:22
Por: Lilian de Macedo

    Imprimir


Brasília - O ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, fez um apelo pela libertação do engenheiro brasileiro João José Vasconcelos Júnior, em discurso hoje no VI Fórum Econômico de Jedá, na Arábia Saudita. Segundo a assessoria do ministério, Amorim afirmou que João pode ser mais uma vítima da Guerra, assim como o diplomata Sérgio Vieira de Mello.

"Outro cidadão brasileiro está sumido, possivelmente vítima de seqüestro. Eu aproveito esta oportunidade para fazer um apelo solene em nome do povo brasileiro, que sempre esteve em favor da paz e cooperação com nossos irmãos árabes, pelo rápido retorno a sua família", destacou o ministro.

O chanceler também defendeu o Fórum de Jedá, ao prever que o encontro "vai propiciar diálogos políticos e abrirá novos horizontes para causas comuns, como a luta contra a pobreza e fome". A Arábia Saudita é o quarto país que Celso Amorim visita desde quinta-feira (17). Amanhã (21), em Riad, ele presidirá a abertura do seminário Brasil-Arábia Saudita: Oportunidades para Comércio e Investimento e seguirá ainda para Omã, Catar, Kuaite, Tunísia e Argélia. O ministro retornará ao Brasil na sexta-feira (26).

O objetivo da viagem é organizar a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da América do Sul e dos Países Árabes, prevista para maio. Na Síria, Amorim participou de reunião com o presidente Bashar Al Hassad, que assegurou sua presença na Cúpula e disse que o comércio bilateral triplicou desde a ida do presidente Luiz Inácio Lula da Silva àquele país, em dezembro de 2003.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358535/visualizar/