Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 20 de Fevereiro de 2005 às 11:03

    Imprimir


Mato Grosso foi o Estado que apresentou o maior crescimento nas atividades comercias no ano de 2004 de acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados revelam que o Estado acumulou nos doze meses do ano passado um crescimento de 22,35% no volume de vendas no varejo, em comparação com o mesmo período de 2003. Em dezembro de 2004, o Estado também obteve o melhor resultado em comparação com o mesmo mês do ano anterior, com um aumento de 21,35% nas vendas. O desempenho mato-grossense de dezembro superou inclusive a média nacional de crescimento nas vendas, que foi de 11,43% em relação ao mesmo mês de 2003.

O segundo lugar no ranking de 2004 ficou com Rondônia, cujo crescimento no ano passado em relação a 2003 foi de 21,75%. Na sequência vem o Amazonas, que cresceu nesse período 18,21%. De acordo com o desempenho de dezembro, a segunda posição em volume de vendas ficou com o vizinho Mato Grosso do Sul, que teve um aumento de 15,91% nas comercializações no varejo. O terceiro lugar ficou com o Paraná, que teve crescimento de 15,32% em relação a dezembro de 2003.

Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso (FCDL), José Alberto Vieira de Aguiar, o desempenho do agronegócio foi o que mais contribuiu para o bom resultado na evolução comercial de Mato Grosso. Outro fato decisivo, segundo ele, foi a retomada do consumo após um período de demanda reprimida. Assim, elementos como aumento na renda do trabalhador, geração de emprego facilidade de crédito e aumento na circulação de capital contribuíram para o acréscimo nas vendas.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358590/visualizar/