Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 19 de Fevereiro de 2005 às 20:14

    Imprimir


Líderes esquerdistas venezuelanos da extinta aliança opositora Coordenadoria Democrática criaram hoje, sábado, um novo partido que representa, segundo disseram, "uma esquerda distinta à que hoje governa" o país.

O partido Esquerda Democrática (IDE) se assemelha nos objetivos aos dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Chile, Ricardo Lagos, assim como os anunciados pelo presidente eleito do Uruguai, Tabaré Vázquez, asseguraram.

"Trata-se de uma esquerda que unifique uma autêntica idéia de democracia, que respeite a pluralidade e o desejo das grandes maiorias pela justiça social", explicou seu secretário-geral, Luis Manuel Esculpi, ao apresentar publicamente o partido.

A ata de sua fundação diz que a IDE rejeita o mundo unipolar que o atual governo dos EUA do presidente George W. Bush "quer colocar como razão da história capital".

"Devemos lutar -acrescenta- por um quadro internacional de paz e solidariedade, o desarmamento, a democracia e a integração latino-americana e caribenha", "impedir a desnacionalização do petróleo" e "devolver o prerstígio à (estatal petrolífera) PDVSA".

Entre outros dirigentes do novo partido destaca-se Pompeyo Márquez, considerado entre os líderes históricos da esquerda tradicional venezuelana e acérrimo detrator de Chávez, que até agora figurava como herdeiro da opositora Coordenadoria Democrática.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358683/visualizar/