Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 19 de Fevereiro de 2005 às 18:33

    Imprimir


O presidente do Sinn Fein, Gerry Adams, reiterou neste sábado que seu partido não teve nada a ver com o assalto a um banco em Belfast atribuído pela polícia a membros do Exército Republicano Irlandês (IRA), nem com nenhum outro roubo.

Em declarações feitas em Dublin à BBC, Adams considerou incorretas as informações segundo as quais o Sinn Fein tinha "perdido o controle do IRA porque, afirmou, "nunca o teve".

"O único que o Sinn Fein poderia fazer seria elaborar propostas capazes de criar um contexto que o IRA estivesse disposto a aprovar", acrescentou o político norte-irlandês.

Adams classificou como uma "bobagem" a idéia propagada pela imprensa de que tanto ele como Martin McGuinness dirigem o IRA.

"Superaremos a tempestade", predisse o líder republicano, que afirmou que seu partido deveria "desempenhar um papel positivo" na construção da paz na Irlanda do Norte.

Na quarta-feira passada, Adams reconheceu em declarações a uma emissora espanhola que podia estar errado em sua crença de que o IRA não tinha tido nada a ver com o assalto ao Northern Bank de Belfast, no último 20 de dezembro, cujos autores levaram 38 milhões de euros.

No entanto, a quinta-feira, o próprio Adams afirmou que tinha sido mal-interpretado.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358714/visualizar/