Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 19 de Fevereiro de 2005 às 16:33

    Imprimir


A polícia da Irlanda do Norte acredita que a descoberta, em Belfast, de certa quantidade de dinheiro procedente de um banco assaltado supostamente pelo Exército Republicano Irlandês (IRA) é um chamariz destinado a entorpecer as investigações sobre o assalto.

Segundo fontes policiais, as cédulas, de quantidade não significativa, são do Northern Bank, entidade da qual supostos membros do IRA roubaram em dezembro cerca de 38 milhões de euros.

No entanto, um porta-voz policial disse hoje que o dinheiro, que apareceu em um clube social da capital do Ulster, pode ter sido "colocado ali" para despistar os investigadores.

"As primeiras investigações parecem indicar, explicou, que se trata de uma manobra de distração para desviar a atenção dos eventos dos últimos dias".

Enquanto isso, a polícia irlandesa continua interrogando hoje cinco pessoas detidas esta semana por seu suposto vínculo com a rede de lavagem de dinheiro do IRA, braço armado do Sinn Fein.

Entre eles figura Tom Hanlon, filiado ao Sinn Fein e ex-vereador da formação em uma localidade de Cork (ao sul da ilha), e Don Bullman, suposto membro do IRA Autêntico (RIRA), o grupo dissidente do IRA que se responsabilizou pelo atentado de Omagh em 1998.

Bullman, que na sexta-feira passada compareceu a um tribunal de Dublin acusado de pertencer ao RIRA, permanecerá sob custódia policial até a realização de uma nova audiência judicial, prevista para a próxima segunda-feira.

Como resultado das operações realizadas na quarta-feira passada pela polícia em Cork e Dublin para desarticular a rede de lavagem de dinheiro do IRA, as forças da ordem recuperaram por enquanto cerca de três milhões de libras esterlinas, quase quatro milhões e meio de euros.

No entanto, as autoridades seguem comparando esse montante com os números de série das cédulas do Nortern Bank para determinar a possível relação entre essa operação e o assalto ao banco.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358742/visualizar/