Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 19 de Fevereiro de 2005 às 08:45

    Imprimir


Milhares de pessoas participam hoje, sábado, de uma manifestação convocada em Lomé pela oposição de Togo para protestar contra a sucessão presidencial feita no início deste mês e para exigir o retorno à legalidade constitucional.

De acordo com os relatórios dados por emissoras internacionais captadas em Dacar, os manifestantes se reuniram no bairro popular de Be, bastião da oposição e ponto de saída de uma marcha pacífica, para percorrer a capital e chegar ao mercado central, onde haverá um comício.

Os manifestantes, que levam cartazes hostis ao poder e à França, antiga potência colonizadora do Togo, expressam seu ódio pelas novas autoridades, às que classificam como "ladrões".

Um forte dispositivo de segurança foi estabelecido em vários pontos estratégicos da capital.

"Não ao golpe de Estado militar" é um dos lemas da multidão, que convida os militares a se reintegrar em seus quartéis.

O novo presidente do Togo, Faure Gnassingbe, anunciou ontem à noite a convocação de uma eleição presidencial em um prazo de 60 dias, mas deixou claro que assumirá a presidência com caráter interino.

No último dia 5, Faure Gnassingbe, de 39 anos, foi designado presidente do Togo pelas Forças Armadas, pouco depois da morte de seu pai, o veterano governante Gnassingbe Eyadema, no poder desde 1967, uma sucessão que violou o mecanismo disposto na Constituição.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358887/visualizar/