Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 19 de Fevereiro de 2005 às 08:36

    Imprimir


Cerca de 500 oficiais do exército, procedentes de 50 regiões da Rússia, fizeram neste sábado uma assembléia em Moscou para protestar contra a situação dos militares e das Forças Armadas do país, que classificaram como "catastrófica".

O Ministério da Defesa negou-se a conceder uma sala para a celebração da Assembléia de Oficiais de toda a Rússia, motivo pelo qual os militares se reuniram ao ar livre, com vários graus abaixo de zero, em um parque junto à Academia da Administração Pública.

"Os resultados da reforma militar efetuada nos últimos 15 anos são praticamente catastróficos", disse ante os reunidos o ex-ministro da Defesa da Rússia Igor Rodiónov, quem se desculpou pelas condições em que teve que ser feita a reunião de oficiais.

Rodiónov ressaltou que o objetivo da convocação da Assembléia era manter um diálogo franco sobre os problemas mais importantes da Força Armadas na presença dos altos cargos do Ministério da Defesa.

"Mas eles nem sequer se dignaram a nos oferecer uma sala para nos reunir", disse Rodiónov, general reformado.

O vice-presidente da Academia de Ciências Geopolíticas, general reformado Leonid Ivashov, advertiu, por sua vez, que se o Ministério da Defesa continuasse fazendo ouvidos moucos às demandas dos militares, "o movimento de protesta entre os oficiais se propagará por toda a Rússia".

A assembléia, que se prolongou por uma hora, concluiu com um chamado a todos os oficiais das Forças Armadas a organizar manifestações em Moscou e outras regiões da Rússia na próxima quarta-feira, quando se realizará o Dia do Defensor da Pátria, antigo Dia do Exército Vermelho.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358889/visualizar/