Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 18 de Fevereiro de 2005 às 18:00
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


Tacna, Peru – A integração comercial Mato Grosso-Peru poderá intensificada futuramente a partir da Zona Franca de Tacna (Zofratacna). A plataforma de serviços para o comércio internacional, que foi visitada na manhã desta sexta-feira ((18.02) pela comitiva da Expedição Estradeiro 4, movimentou ano passado US$ 300 milhões e a previsão para este ano nas transações comercias é de aumento da ordem de pelo menos 10%.

Localizado em Tacna, a 1.293 km de Lima, capital do Peru, a Zofratacna tem uma moderna infra-estrutura física e logística para armazenamento, distribuição internacional, embalagem e serviços na saída para o Pacífico.

Para Mato Grosso, a Zofratacna representa uma alternativa para o desenvolvimento de suas atividades de distribuição de mercadorias, indústrias, agroindústrias e máquinas com os países vizinhos, tais como: Bolívia, Peru, Chile e Paraguai.

No entanto, apesar da localização estratégica, distante apenas 55 quilômetros de Arica (Chile), as relações comerciais com os empresários mato-grossenses serão ampliadas mediantes três fatores: integração, comércio bilateral e logística de transporte, avalia o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Sicme), Alexandre Furlan.

Na fronteira com o Chile, apesar da opção do comércio bilateral, que poderá resultar em transações comerciais, o mercado chileno é mais atrativo para Mato Grosso. “No Chile, vamos nos sentir mais confortáveis porque é bem melhor estrategicamente na inserção na estrutura internacional do comércio”, disse Furlan.

A localização estratégica da Zofratacna permite o uso do porto mais adequado para cada tipo de carga. Fica distante apenas 55 km de Arica (Chile), a 140 km de Ilo (Peru) e 300 de Matarani (Peru). O destino das mercadorias que chegam à Zofratcna, informou o presidente da zona franca, Manuel Antônio Biondi Cosío, é a distribuição no Peru e no exterior através do Pacífico. “Dessa maneira, evitamos o contrabando e damos um tratamento estratégico que permite o armazenamento e a distribuição”, disse Cosío.

Cosío agradeceu a visita da comitiva e aposta nas potencialidades de Mato Grosso para firmar parcerias e fechar negócios em todas as áreas. Durante a visita, Maggi recebeu uma placa de homenagem e informações sobre toda a movimentação da Zofratacana.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359028/visualizar/