Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 18 de Fevereiro de 2005 às 17:50
Por: MARA CARNEVALE

    Imprimir


Os alunos da Escola Estadual Indígena Elio Turi Rondon Terena, da aldeia Kopenoty da etnia Terena, em Peixoto de Azevedo (692 Km de Cuiabá), lançam um livro sobre a cultura do seu povo. A obra é resultado do prêmio vindo do Projeto Aplauso, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que os alunos ganharam no ano passado.

O livro, intitulado “Povo Terena Mostra Parte de Sua Cultura- Língua”, têm capa e contra capa com ilustrações feitas pelo aluno Eliel Rondon. O valor do prêmio, que foi de oito mil reais, serviu para editar os 300 exemplares, que serão distribuídos em março. Os alunos ainda aproveitaram o prêmio, para a compra de materiais escolares, CDs, roupas para o coral infantil da escola, mesa de pingue-pongue, rede e bola de vôlei, além de materiais e sementes para a horta da escola.

A escola, que foi fundada em fevereiro de 2004, atende 108 alunos do Ensino Fundamental e Médio com 14 professores indígenas. Na semana passada, as técnicas da equipe de Educação Escolar Indígena da Seduc, Erozina Divina Pimenta Ando e Sueli Tomazi, estiveram na aldeia oferecendo assessoramento técnico e pedagógico, para o processo de autorização dos cursos oferecidos pela unidade, além de orientações na elaboração do livro e no projeto pedagógico.

PROPOSTA PEDAGÓGICA – Para a Educação Fundamental da 1ª a 4ª série o objetivo da escola é proporcionar ao aluno a construção do conhecimento, que assegure o prazer de aprender, a descoberta do dia-a-dia num ambiente dinâmico, democrático, com ênfase no processo formativo e que valorize a convivência familiar, humana e as manifestações culturais. A proposta tem como foco principal uma escola atrativa.

Para o Ensino Fundamental da 5ª a 8ª série e para o Ensino Médio a finalidade maior é de oferecer a escolarização aos indígenas, atendendo a demanda existente na educação básica.

Para as técnicas da Seduc, a proposta pedagógica deve estar fundamentada numa concepção de criação como cidadão em processo de desenvolvimento. Elas afirmam que a aldeia está precisando urgente da construção do prédio da unidade, pois atualmente ela vem funcionando em um barracão provisório.

PROJETO APLAUSO – O projeto Aplauso faz parte do Programa Escola Atrativa e tem como objetivo geral oferecer às escolas a possibilidade de atendimento integral aos alunos, por meio da execução de projetos de fortalecimento pedagógico, valendo-se das áreas de arte, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e saúde. Ele prevê também o fortalecimento do Ensino Fundamental melhorando a aprendizagem, diminuindo a evasão, repetência e reprovação informal, proporcionando o desenvolvimento integral dos educandos, além de estreitar as relações entre escola e a comunidade.





Fonte: Assessoria/Seduc – MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359030/visualizar/