Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 18 de Fevereiro de 2005 às 17:14
Por: Assessoria-SEC/MT

    Imprimir


O projeto “Cidade das Águas, Cidade das Cores” em Reserva do Cabaçal, município a 387 quilômetros a oeste de Cuiabá, concluiu sua segunda etapa deixando para a comunidade obras de arte para todos admirarem em grandes painéis, o reconhecimento dos artistas locais e ações contínuas de intercâmbio com profissionais culturais que moram em outras regiões.

Liderado pela artista plástica Lúcia Picanço, em parceria com Zeilton Mattos, o projeto teve o apoio do governo do Estado através do Fundo Estadual de Cultura (Fundec), da Prefeitura de Reserva do Cabaçal e da gestora cultural e poeta Luciene Carvalho.

Numa primeira etapa Lúcia e Zeilton modificaram a fachada do ginásio de esportes de Reserva do Cabaçal contando com o apoio dos pintores da cidade Élson Marques, Francisco Anacleto, Sebastião “Tego” Quirino e “seo” Zezinho de Moraes.

A parceria foi precedida da interação dos artistas visitantes com toda a comunidade. O bate-papo informal com comerciantes, donos de pousadas, bolichos e artesãos rendeu amizades e fomentou a ampliação do projeto. A escultora Regiane Borges, de Cuiabá, trocou experiências com as ceramistas. O produtor cultural Lucas Miguel fez palestra para educadores, enquanto o fotógrafo Anderson Moura registrou todo o intercâmbio. Esta etapa aconteceu no final do ano passado, com o apoio do então prefeito do município, Ezequiel Ângelo Fonseca.

Amadurecido, em 2005 o projeto Cidade das Águas, Cidade das Cores resultou na pintura de um casarão que será em breve a sede de um Café Cultural. Como um painel a céu aberto, a ação mobilizou novamente o município. Marcada pelo forte ícone temático das cabaças e das águas (há várias cachoeiras na região), a obra de arte recebeu ainda, por sugestão de seus moradores, desenhos de muitos peixes. Lúcia e Zeilton novamente lideraram a ação que contou com Regiane Borges e Sebastião “Tego” Quirino, além das crianças que não satisfeitas em apenas admirar, puderam manusear as tintas e deixar suas expressões nas calçadas.

Para Zeilton Mattos, a experiência de intercâmbio foi fantástica e o formato merece ter continuidade. “Este é o tipo de projeto que só deve ter começo e meio, sem fim”, disse. No que concorda Lúcia Picanço: “acredito ter sido esta uma ação cidadã, pois instigamos os talentos da cidade e colhemos a alegria de ver toda a comunidade, adultos e crianças, refletindo sua identidade através das artes”, testemunha.

A relação de Lúcia Picanço com o município de Reserva do Cabaçal começou há muito tempo, tendo sido intensificada nos últimos três anos, quando além de expor suas obras na cidade, passou a inspirar-se nela, divulgando seus símbolos para o mundo. Incentivadora da Folia de Reis no município, tem realizado ações que estimulam o resgate da tradição e auto-estima da comunidade através da Cultura. “Vim do interior do Brasil, tendo vivido em pequenas cidades do Rio, Minas e em Mato Grosso que me abrigou há mais de duas décadas. Talvez venha daí meu encanto em traçar com as tintas sentimentos tão interioranos e ao mesmo tempo universais”, observa.

O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, elogiou a iniciativa dos artistas. “Apoiamos a idéia de valorizar as artes em cada região de Mato Grosso, estimulando talentos e gerando intercâmbio”, disse.

VISÃO CULTURAL - Reserva do Cabaçal tem apenas cerca de 3.500 habitantes e menos de 20 anos de emancipação política, mas já algum tempo vem chamando a atenção de muitos por sua ousadia cultural.

A população, formada por migrantes do interior dos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo, consome sua própria produção artística, a citar o grupo de teatro Palcos e Quintais, que nasceu há 20 anos, quando na falta de espaços para se apresentar transformavam os quintais das casas em palcos. A cidade possui ceramistas, artesãos e músicos e em breve vai ter inaugurado um Centro Cultural.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359038/visualizar/