Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 18 de Fevereiro de 2005 às 12:28
Por: Carlos Martins

    Imprimir


Tacna, Chile - O presidente Regional de Tacna, Sul do Peru, Julio Alva Centurión, anunciou durante reunião com o governador Blairo Maggi, autoridades e empresários de Tacna na noite desta quinta-feira (17.02) um plano para criar um bloco econômico entre os países do Merco-Oeste para fortalecer o processo de integração intra-regional. A proposta será apresentada em março durante o Seminário Internacional de Infra-estrutura Intermodal, que será realizado nos dias 2, 3 e 4 de março no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Farão parte deste bloco Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bolívia, com quatro departamentos (Santa Cruz de la Sierra, Oruro, Cochabamba e La Paz), mais quatro governos regionais do Peru (Puno, Aerequipa, Moquegua e Tacna).

“Vamos discutir em Cuiabá a criação deste bloco. A aplicação de recursos de uma região dentro da outra pode fortalecer a economia destes países”, disse Centurión, que interpretou a presença do govenador Blairo Maggi e de sua comitiva no Peru como uma demonstração da vontade de lutar pela integração entre os países sul-americanos. Tacna, de 200 mil habitantes e que fica a 36 quilömetros da fronteira com o Chile, foi a terceira cidade visitada pela Expedição Internacional Estradeiro 4 desde quarta-feira.

A comitiva chegou a Tacna por volta das 19h30 (21h horário de Mato Grosso) e teve uma recepção bastante calorosa. Dezenas de pessoas portando faixas de boas vindas se postaram em frente ao Grand Hotel Tacna, saudando os integrantes. A expedição já passou por Puno, Arequipa e depois de Tacna deve se dirigir na manhã desta sexta-feira para Arica, Norte do Chile. Antes, Maggi, acompanhado da primeira-dama e secretária do Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi, secretários de Estado que integram a comitiva, deputados, empresários, jornalistas e outras autoridades devem visitar o entreposto comercial (Zotac), em Tacna.

Para o governador Blairo Maggi, a criação de um bloco independentemente da condição política e financeira de cada país, poderá significar uma saída para o desenvolvimento intra-regional. As realizações do governo Blairo Maggi e o potencial econômico de Mato Grosso, apresentadas por um vídeo antes da fala do governador, deixaram impressionadas autoridades, empresários e imprensa local. “Esta é uma nova forma de fazer governo. Com a participação do Estado, dos empresários. Todos envolvidos numa parceria”, disse o governador de Mato Grosso. O congressista Roni Jurado, vice-presidente de Comércio Exterior da República do Peru, presente ä solenidade, disse que Mato Grosso é um dos estados mais importantes do país é que é muito importante a parceria. Ele confirmou que estará no seminário em Cuiabá, juntamente com uma delegação de aproximadamente 35 pessoas.

Centurión fez uma explanação sobre as vantagens de se exportar pela zona franca de Tacna, que usa o terminal de Arica, Chile. Tacna é grande produtora de azeitonas, páprica, orégano, vinhos, pimentoes, entre outros produtos e tem grrande interesse em incrementar o comércio intra-regional. Em comparação com os portos do Atlântico, na costa brasileira, haveria uma redução de sete mil quilômetros para os produtos que fossem exportados para a Ásia. Tacna aprovou algumas leis de incentivo para quem exportar pelo terminal e também está realizando investimentos em infra-estrutura no terminal. Uma das metas do governo de Centurión é investir fortemente no setor pesqueiro e também no desenvolvimento da hotelaria incentivando, assim, o turismo. “Esperamos a ajuda dos amigos para expandir nossa economia”, disse o presidente Regional.

Maggi, que conheceu durante o dia os portos de Matarani e Ilo, disse que as estradas no Peru estao em perfeitas condições. Dos portos visitados, o de melhor situação é o de Matarani que possui silos para armazenagem. “Mas é um processo que não se pode falar da noite para o dia. Da forma como estão as rodovias (se referindo ao trecho boliviano) é impossível chegar com os caminhões pesados. Vamos discutir isso em Cuiabá no seminário e também as questões da burocracia que atrapalha o tränsito de mercadorias e pessoas”, disse o governador. O presidente Regional de Tacna concorda nesse ponto. Um acordo macro, para a união e o desenvolvimento, deve discutir e resolver tais problemas físicos, logísticos, inclusive o das aduanas.

Durante a solenidade foram assinados protocolos de intenções de Colaboração, Integração e Desenvolvimento entre o governo de Mato Grosso e de Tacna para ações conjuntas em áreas como agricultura, turismo, tecnologia, meio ambiente e indústria. Também foram assinados convênios entre as Universidades de Cuiabá, a Universidade Jorge Basadre Grohmann e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade Privada. Outro convênio, para a criação de um núcleo de cooperação empresarial, foi assinado entre a Câmara de Comércio e Indústria de Tacna e a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359071/visualizar/