Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 18 de Fevereiro de 2005 às 10:25

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, compõe a nova diretoria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), eleita por aclamação nesta quinta-feira (17) no segundo e último dia da 46ª Reunião Geral da entidade, em Brasília.

Graças à articulação coordenada pela vice-prefeita Jacy Proença, representante de Cuiabá no evento, Santos foi escolhido para o cargo de vice-presidente de Relações com o Legislativo, uma das 11 funções que compõem a Frente, que será capineada pelo prefeito de Recife (PE), João Paulo Lima e Silva (PT). (Veja quadro abaixo)

Jacy Proença também foi responsável pela indicação do prefeito de Rondonópolis (a 198 km de Cuiabá), Adilton Sachetti (PPS), eleito coordenador da FNP em Mato Grosso. A criação de 26 coordenadorias regionais da Frente foi possível através da aprovação da reforma estatutária.

Desta forma, Mato Grosso passa a ter dois representantes do Estado na Frente. Os nomes dos coordenadores regionais foram escolhidos durante a plenária, que contou com a presença maciça dos prefeitos e vice-prefeitos participantes da 46ª Reunião Geral da FNP.

“A reforma do estatuto amplia a representatividade dos Estados na FNP. Mato Grosso, que não tinha nenhum cargo na Frente, agora tem dois. São conquistas importantes para Cuiabá e Rondonópolis. Isso mostra que a gente (Cuiabá) está inserido num contexto nacional na luta pelo municipalismo”, ressalta Jacy Proença.

Ela explica que embora tenha havido uma chapa de consenso houve disputa entre capitais e cidades de médio porte do país para integrar a diretoria da FNP. “É de suma importância o reconhecimento da FNP no nosso trabalho, a ponto de concordar com nossa reivindicação”, disse.

A vice-prefeita de Cuiabá, assim como prefeitos participantes da 46ª Reunião Geral da FNP, esperam resultados positivos das discussões realizadas sobre o “Desafio da Gestão das Regiões Metropolitanas” e “Bolsa Família - Compartilhamento de Responsabilidades”.

Para os participantes, discutir diretamente os problemas que realmente existem nos municípios significa avançar na busca de alternativas para solucionar questões comuns. A expectativa maior está relacionada aos itens que compõem a agenda de luta para os próximos dois anos, elaborada hoje.

Para Jacy, foi importante a participação dos prefeitos no evento para mostrar a realidade de cada município e discutir propostas para garantir às cidades soluções que elas precisam. “A maioria dos municípios brasileiros tem problemas comuns, daí a necessidade de discussões conjuntas por soluções rápidas e eficazes”, pondera Jacy.

O próximo passo dos participantes da FNP é uma reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, onde os representantes irão pedir a aprovação da lei que reforma os convênios municipais e o que define percentuais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), itens que figuram na agenda deliberada pelo evento.





Fonte: Assesoria/PMC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359143/visualizar/