Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 18 de Fevereiro de 2005 às 10:20
Por: Juliana Andrade

    Imprimir


Brasília - O dia dos moradores de Anapu, no Pará, será marcado por protestos para que os envolvidos no assassinato da missionária americana Dorothy Stang sejam presos e condenados pela Justiça. A mobilização começa às 11 horas (10 horas no horário local), com a missa de sétimo dia da morte da religiosa na Paróquia Santa Luzia. Às 17 horas (16 horas no horário local), haverá caminhada até o túmulo de Dorothy. "Vamos levar faixas com palavras de ordem pedindo justiça", disse o padre José Amaro Lopes de Sousa, que era amigo da freira há 15 anos.

Um dos coordenadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT) no Pará, Amaro, é um dos três padres que vão celebrar a missa. A cerimônia será transmitida ao vivo por uma rádio comunitária local. Durante a celebração, a freira será lembrada por meio de objetos que utilizava no dia-a-dia, como a Bíblia, o terço, além da camiseta e do chapéu que usava na ocasião de sua morte, ocorrida no sábado passado (12).

"A Bíblia e o terço eram as armas que ela usava", ressaltou o representante da CPT. "Por meio da simplicidade, da humildade com que essa mulher viveu, queremos mostrar que para lutar por justiça, não é preciso aparato de armas. Se você tiver a palavra de Deus, for simples, humilde, pode tocar o coração das pessoas. Um exemplo é a irmã Dorothy, que era tão odiada pelos poderes dominantes", acrescentou.

Segundo ele, os moradores de Anapu ficaram mais otimistas depois da chegada do Exército à região. "Conversei com alguns populares e eles disseram que estão se sentindo mais seguros com a presença do Exército. A expectativa é de ver, a qualquer momento, os mandantes e os pistoleiros presos. Mas o clima ainda é de dor, muitas pessoas lamentando a perda da irmã, indo ao túmulo para prestar as últimas homenagens, a presença dela está fazendo muita falta", afirmou o padre Amaro.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359145/visualizar/