Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 18 de Fevereiro de 2005 às 03:19
Por: Lígia Formenti

    Imprimir


Brasília - Crianças brasileiras nascidas a partir deste ano vão receber um novo documento: a Caderneta da Criança. Mais completo que o Cartão da Criança, distribuído até agora, a caderneta vai conter dados que vão desde as condições do parto, a saúde bucal e auditiva desde o nascimento até o 10º ano de vida da criança. O ministro da Saúde, Humberto Costa, que lançou o documento, afirmou que a expectativa é de que sejam distribuídos 3,5 milhões de exemplares do novo documento em todos os municípios brasileiros.

A carteira será preenchida e consultada por profissionais de saúde. "É um recurso importante para saber do histórico e facilitar o atendimento", afirmou o ministro. Em sua avaliação, há muito ainda o que ser feito para melhorar índices de mortalidade materna e infantil no País. Para ele, o principal problema é a qualidade inadequada do atendimento.

A nova caderneta será feita em duas versões, masculina e feminina. Isso porque há uma diferença na curva de crescimento, que também estará contida no documento. A caderneta será distribuída em todas as maternidades brasileiras, tanto pública quanto particulares. O responsável pela criança deverá levar o documento em todas as consultas médicas, para que observações sejam feitas. Segundo o ministro, os atuais cartões serão substituídos de forma gradativa. Por isso, responsáveis pelas crianças devem conservar o documento, onde já estão contidas informações sobre a vacinação da criança.

Além de mais dados, a caderneta vai possibilitar um acompanhamento mais longo das crianças. Hoje, o cartão tem de ser mantido até o menor completar sete anos.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359243/visualizar/