Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 17 de Fevereiro de 2005 às 21:25

    Imprimir


Teerã - O Irã conclamou seus vizinhos do Oriente Médio a criar uma poderosa aliança, e alertou a todos que permaneçam atentos para a possibilidade de "complôs americanos e israelenses". O chamado iraniano vem à tona apenas um dia depois de Teerã e Damasco terem anunciado que formariam uma frente unida para confrontar eventuais ameaças.

Os EUA têm reforçado recentemente suas críticas contra a Síria e o Irã, exigindo que Damasco retire suas tropas do Líbano e acusando Teerã de gerenciar em segredo um programa de armas nucleares. O governo americano também quer que os dois países se esforcem mais para evitar que rebeldes entrem no Iraque por suas fronteiras.

Hoje, o presidente dos EUA, George W. Bush, insistiu que a Síria está "fora do passo" dos demais países do Oriente Médio e afirmou que Washington trabalhará ao lado de outros países para fazer com que Damasco retire suas tropas do Líbano. O respeitado ex-presidente iraniano Hashemi Rafsanjani declarou, depois de uma reunião com o primeiro-ministro sírio, Naji al-Otari, que o fortalecimento das relações entre Irã, Síria, Iraque, Líbano e outros países islâmicos da região é de grande importância, informou a agência estatal de notícias IRNA. De acordo com Rafsanjani, a criação de uma poderosa aliança por meio de ampla cooperação é do interesse de todos os povos da região.

Rafsanjani, um dos favoritos para as eleições iranianas de junho, afirmou que Estados Unidos e Israel estão tentando criar divisões entre os países da região, motivo pelo qual essas nações precisam "ficar vigilantes com relação aos complôs dos americanos e dos israelenses".





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359267/visualizar/