Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 17 de Fevereiro de 2005 às 09:51
Por: Joana Dantas

    Imprimir


No período de 15 meses (2003/2004), a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) em parceria com grandes empresas agrícolas capacitou 1.156 trabalhadores rurais de 16 municípios mato-grossenses, em operação de máquinas e implementos agrícolas, para preparo de solo, plantio, trato cultural e colheita de algodão e soja, as quais exigem conhecimentos aplicados no manuseio de equipamentos produzidos com tecnologia digital.

Nessa quarta-feira (16.02), o secretário em exercício da Setec, José Rodrigues, e a assessora especial de Trabalho e Emprego, Rosamaria Ferreira de Carvalho, se reuniram com os parceiros para definirem a retomada dos cursos em 2005.

“Juntos conseguimos transformar sonho em realidade, levar novas expectativas de vida a pessoas que já estavam desalentadas. Em determinadas regiões conseguimos atingir até 100% de aproveitamento da mão-de-obra treinada, a exemplo de Sapezal onde foram empregados todos os profissionais qualificados no projeto. Nesse ano, vamos continuar os trabalhos com nossos parceiros e esperamos atingir a mesma meta de participação e aproveitamento”, afirmou Rosamaria.

Segundo a assessora especial, além de promover a qualificação profissional no campo, os alunos recebem uma carta de recomendação assinada pelo governador Blairo Maggi e pela secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi. “Fazemos questão de ir às fazendas pedir emprego para os trabalhadores”, destacou.

Nessa primeira reunião ficaram pré-definidas as cidades na qual serão aplicados os cursos pelas empresas: Canarana/Querência, Campo Verde, Rondonópolis, Cláudia, Nova Mutum, Primavera do Leste, Sapezal e Campo Novo dos Parecis/Tangará da Serra. “Nossa expectativa é capacitar, nessa primeira etapa, 120 trabalhadores”, informou Rosamaria. Os cursos em 2005 manterão a mesma carga horária e os mesmos módulos do ano passado. O reinício dos treinamentos este ano será na cidade de Rondonópolis, no dia 6 de abril.

De acordo com Rosamaria, o Estado que ocupa uma posição de destaque referente à produção agrícola em nível nacional, respondendo, por exemplo, por 55% da produção de pluma da produção brasileira a base de tecnologia muito avançada, necessita de mão-de-obra qualificada. Para reduzir o desemprego e o subemprego no campo, a Setec promove o curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas.

As empresas parceiras do Estado são Basf, Case In New Holland, Solo Vivo Fertilizantes, Valtra do Brasil, Agri Tillage Baldan do Brasil, AGCO do Brasil, Semeato S/A, AD Agricultura Satelital de Precisão, John Deere, Jacto, Neiva Aviação, Tatu Marchesan. Além das indústrias de máquinas agrícolas, o projeto conta também com a parceria da DRT, do INSS, e da Empaer, que contribuem com aulas de direito do trabalho, previdências e estudos técnicos, respectivamente.

Para Eduardo Ribeiro, da Valtra do Brasil, todos ganham com a parceria, tanto o governo, com a inserção de mão-de-obra qualificada no mercado de trabalho e a geração de emprego e renda, quanto as empresas, que passam a ter operadores capacitados para atuar nos equipamentos. Como conseqüência diminuem os problemas técnicos e aumenta a produtividade gerando satisfação para o agricultor.

Segundo José Marcelo Zingertas, da Solo Vivo, o projeto resgata a esperança do trabalhador se manter empregado no meio rural





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359473/visualizar/