Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 17 de Fevereiro de 2005 às 07:24
Por: Anelize Moreno

    Imprimir


Os contribuintes que não fazem a declaração anual de isento do imposto de renda há mais de dois anos começaram a ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) cancelado a partir de ontem. Segundo números da Receita Federal, até o fim de janeiro haviam cerca de 129,7 mil CPFs irregulares em Mato Grosso. No entanto, nem todos estavam correndo o risco de cancelamento. A Receita Federal ainda não divulgou a quantidade exata de documentos que serão cancelados no Estado. O governo federal estima que em todo o país em torno de 7 milhões de contribuintes terão o CPF cancelado nos próximos dias.

O último prazo dado pelo organismo federal para que os contribuintes regularizassem o CPF terminou na terça-feira, dia 15. Mas isso não quer dizer que o contribuinte não pode mais normalizar sua situação junto a Receita Federal. Ao contrário disso, mesmo quem já teve o CPF bloqueado pode procurar uma agência do banco do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios e solicitar a regularização do CPF.

De acordo com o auditor da Receita Federal, Raimundo de Lima, para isso é necessário apenas estar munido do CPF, documento de identidade e título de eleitor. "Será cobrada também uma multa de R$ 4,5 pelo atraso", explica.

Para quem está com o CPF em dia mas não quer correr riscos vale a pena ficar atento para as datas da Declaração do Imposto de Renda de 2005, com data base em 2004. O prazo de entrega começa no dia primeiro de março e encerra no dia 29 de abril.

Precisa fazer a declaração as pessoas que receberam em 2004 rendimentos superiores a R$ 12.696. Já os contribuintes com ganho inferior a esse valor devem declarar a isenção. O procedimento pode ser realizado do dia primeiro de agosto até 30 de novembro.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359518/visualizar/