Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 20:20

    Imprimir


O presidente do Sinn Fein, Gerry Adams, ofereceu nesta quarta-feira sua ajuda para fazer avançar os esforços para um processo de paz no País Basco, e pediu que se aproveite esta "oportunidade única".

Em entrevista coletiva em Madri para apresentar seu livro de memórias políticas "O longo caminho da Irlanda para a paz", Adams afirmou que levará este desejo a líderes políticos nacionalistas durante as reuniões que terá em seus três dias de estadia na Espanha.

Adams se reunirá com o chefe do governo regional basco, Juan José Ibarretxe, o líder do Batasuna (braço político ilegal da ETA), Arnaldo Otegui, e o líder do partido independentista catalão Esquerda Republicana de Catalunya, Josep Lluís Carod-Rovira, que no ano passado manteve contatos com a direção do ETA.

O dirigente irlandês, que assegurou que não veio "dar receitas", disse que os encontros acontecerão a pedido destes dirigentes políticos e explicou que tratará com eles das "iniciativas para colocar de pé um processo de paz".

"Não vim aqui para dar sermão nem conselhos, mas, se puder ser útil, tentarei", afirmou.

O líder republicano, que lembrou "os séculos de vínculos e de história comum de Irlanda e Espanha", ressaltou que "não há circunstâncias paralelas" entre os casos irlandês e basco, mas minimizou importância a esta circunstância para tentar resolver qualquer um dos dois conflitos.

Adams expressou seu apoio "a todos os esforços que estão sendo feitos a favor da paz" e desejou "o melhor" ao chefe do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.

Para Adams, seria importante para o processo a figura de um mediador como o padre Alex Reid, que participou do processo de paz irlandês, e que "nunca teria sido convidado a participar destes contatos se já não gozasse de uma reputação importante".

Em outro momento de sua intervenção, Adams criticou a "hipocrisia na política" e relatou que enquanto os ex-primeiros-ministros do Reino Unido Margaret Thatcher e John Mayor negavam qualquer tipo de conversas com os republicanos, "o certo é que havia contatos durante essa época".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359591/visualizar/