Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 19:55
Por: Celeste Lustosa

    Imprimir


Os gerentes das oito unidades regionais da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema) estiverem reunidos na capital mato-grossense, nesta terça-feira (15), onde passaram o dia discutindo formas de coibir os crimes ambientais cometidos no Estado, como desmates e pesca ilegal e atividades em funcionamento sem o licenciamento ambiental.

“O que pedimos a todos que estão representando a Fema no Interior é que tentem prevenir os danos, que orientem as pessoas sobre como agir e que sejam rigorosos com aqueles que mostrarem desprezo com o meio ambiente e com o cumprimento da legislação”, disse o secretário Moacir Pires, que não pode participar da reunião por estar em Brasília na reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Na reunião desta terça-feira, os gerentes das Unidades Regionais e alguns técnicos da Fema no interior, puderam expor suas principais dificuldades para os diretores da Fundação, além de promover um intercâmbio de boas idéias e sugestões entre si. Para a diretora Administrativa Financeira da Fema, Iracema Borges, a reunião foi produtiva. “Aproveitamos a reunião para expor a situação financeira da Fema e as dificuldades de se administrar um Estado grande, com poucos recursos. Temos tentado atender todos da melhor forma possível, sem deixar nenhuma região descoberta, mas precisamos trabalhar com aquilo que temos”, disse.

Ainda segundo a diretora, em reunião com o Governador Blairo Maggi, foi dito que todas as secretarias estaduais que tiverem arrecadação própria deverão andar com as próprias pernas; logo, é preciso viabilizar formas de aumentar a arrecadação da Fema.

Para Alessandra Panizi, diretora de Recursos Hídricos da Fema, a intenção não é aumentar o número de multas, e sim o número de licenças ambientais. “Nosso objetivo deve ser sempre o de melhorar a arrecadação pelo licenciamento e não pelas multas, pois assim, além de aumentar a arrecadação, teremos um maior controle de como o meio ambiente está sendo tratado e evitaremos futuros danos”, disse a diretora, que juntamente com sua coordenadora de recursos pesqueiros, foi muito elogiada pelos gerentes regionais.

A diretora de Infra-estrutura, Mineração e Indústria (Dimi), Lucineide Lago, acompanhada de suas três coordenadoras, aproveitou a reunião para tirar dúvidas dos técnicos do interior sobre o licenciamento de algumas atividades.

O gerente de núcleo de atendimento às regionais, Renancildo França, acredita que a troca de experiências entre os diretores e gerentes da Fema, é muito válida. “Temos que lembrar sempre que estamos trabalhando juntos, como uma grande equipe, independente de estarmos locados em Juína, Alta Floresta, Cáceres ou em Cuiabá, temos que unir forças, pois assim o Estado sai ganhando; o meio ambiente é preservado e os criminosos saem punidos”, afirmou.

Ainda participaram da reunião o assessor jurídico da Fema, Bathilde Abdala, a chefe de gabinete, Fabrina Ely Gouvêa, a assessora especial do Meio Ambiente, Rosane Sandoval Gonçalves Marine. O novo diretor de Recursos Florestais da Fema, Júlio César Barbedo, não ficou durante toda a reunião, por estar assumindo a diretoria nesta semana.





Fonte: Assesoria/Fema-mt

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359598/visualizar/