Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 16:50

    Imprimir


Seul - A Coréia do Norte festeja os 63 anos do líder Kim Jong Il em meio às crescentes tensões envolvendo o programa nuclear do país. O governo compara Kim a um porco-espinho audacioso, afugentando o arrogante tigre americano. Em meio ao clima festivo, porém, o Norte recebe uma notícia desagradável do Sul, com Seul alertando que não haverá cooperação econômica ampla entre os dois países enquanto a disputa sobre as armas nucleares norte-coreanas continuar.

A Coréia do Norte frustrou a comunidade internacional na semana passada, anunciando possuir armas atômicas e retirando-se das negociações sobre o tema que vinha mantendo com EUA, Japão, Rússia, China e Coréia do Sul.

A proclamação da existência de armas nucleares no Norte foi um dos temas principais da festa de aniversário de Kim neste ano. A mídia afirma que o anúncio foi uma "bomba" e prova da "coragem incomparável" do aniversariante. A elite do regime comunista celebrou a festa com banquetes de faisão e cabrito. A mídia noticiou o desabrochar de flores fora da estação como evidência divina de que a natureza celebra o aniversário como um "feriado de toda a humanidade". Em todo o país, ocorrem mostras de kimjongilia, uma flor cultivada para florescer no aniversário de Kim.

A Coréia do Norte depende de doações do exterior para alimentar seu povo, depois de uma série de desastres naturais e do fracasso da administração comunista da economia. No entanto, Kim Jong Il mantém o país sob controle com a ajuda de um potente culto da personalidade.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359659/visualizar/