Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 15:27
Por: NEUSA BAPTISTA

    Imprimir


O Governo do Estado vai investir na infra-estrutura e na compra de materiais de escolas técnicas agrícolas do Estado. Uma delas será a Escola Municipal Agrícola de Mato Grosso (Emec), de acordo com o que foi discutido nesta terça-feira (15.02) entre a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira, e o secretário municipal de Educação, João Pedro Valente.

A Emec é vinculada à Fundação Municipal de Educação de Cuiabá (Funec), também responsável pela TV Pixé, pelo Centro Municipal de Educação Tecnológica (Cemitec), pela Editora Aguapé, pelos cursinhos pré-vestibulares e pelas Universidades Populares Comunitárias (UPCs). De acordo com Valente, a Emec conta com três salas de aula com capacidade para 120 alunos, além de um alojamento para 120 alunos. “Nossa parceria com o Governo do Estado visa unir forças no oferecimento de Educação Profissional”, disse ele. “Para que não aconteça de o Estado estar oferecendo um curso e o município ofereça o mesmo curso, por exemplo”.

A secretária Flávia Nogueira observou que as escolas agrícolas são fundamentais. Ela relatou o levantamento realizado em 2003 pela Secitec a pedido do Ministério da Educação e Cultura (MEC), no qual foi diagnosticada a situação das 19 escolas agrícolas financiadas com recursos do ministério em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Mato Grosso. A intenção era revitalizar as escolas.

“O diagnóstico foi bom porque conhecemos a realidade dessas escolas, muitas têm estrutura, mas falta material, pessoal”, disse a secretária. Segundo ela, com a saída do ministro da Educação Cristóvam Buarque, as negociações sobre o programa de revitalização não foram retomadas pelo MEC e, com isso, a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) resolveu investir por conta própria em duas frentes: a melhoria na infra-estrutura e a compra de equipamentos. “Nós temos recursos e uma equipe de planejamento pedagógico que poderá dar suporte”, disse ela. Para isso, no entanto, a escola terá que garantir a aplicação dos recursos, isto é, terá que ter garantias de funcionamento.

AUTONOMIA - Conquistar a autonomia financeira em relação à Prefeitura de Cuiabá é a intenção da Funec. O secretário João Valente explica que houve uma determinação do prefeito Wilson Santos para que isso aconteça à partir do segundo semestre. “A fundação foi criada para captar recursos para viabilizar projetos que não podem ser atendidos com a verba destinada à educação, que hoje é de 25% do orçamento”, explicou ele.

A forma de repasse das verbas para as escolas agrícolas, e o montante de recurso a ser destinado à revitalização das escolas ainda não foram definidos pela Secitec.





Fonte: Assessoria/Secitec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359681/visualizar/