Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 15:20

    Imprimir


Usuários encontraram uma maneira de enganar o sistema de proteção de cópias do serviço de assinaturas de músicas portáteis do Napster, poucos dias depois do lançamento do produto que lhes permite copiar gratuitamente centenas de milhares de músicas.

Esses usuários já publicaram as instruções para que outros possam aproveitá-las, em sites especializados em tecnologia, como o BoingBoing (http://www.boingboing.net).

O Napster oferece atualmente uma versão de teste de seu novo serviço, o Napster To Go, que permite a seus usuários fazer o download de quantas músicas desejarem, a uma tarifa de US$ 15, e transferi-las a equipamentos portáteis. É possível também pagar US$ 0,99 por cada música que se queira gravar em CD.

Este modelo comercial recebe o apoio de gigantes de fabricação de softwares, como a Microsoft. Mas, de acordo com vários sites da Internet, burlar as proteções do serviço a favor da propriedade intelectual é muito fácil. Basta apenas adquirir um pacote de software gratuito.

De acordo com o Engadget.com, ao instalar o programa de música digital Winamp e logo em seguida agregar um programa sscundário chamado Output Stacker, os usuários podem converter os arquivos digitalmente protegidos em outro formato, com o qual podem gravá-los em CD sem pagar impostos.

Uma porta-voz do Napster disse que esforços semelhantes não são novos, e que a companhia não está preocupada com eles. "Este tipo de ataque é presente há muito tempo e acontece devido a nosso alto perfil, que desperta tanto interesse", explicou a porta-voz.

O Napster original era totalmente gratuito e permitia a milhões de usuários fazer o download de músicas e compartilhar arquivos. Posteriormente, a indústria da música o levou à falência por sucessivas e bem sucedidas ações legais.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359685/visualizar/