Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 13:34

    Imprimir


O ministério da Saúde vai investir R$ 40 milhões para a compra de kits contraceptivos em 2005. O valor é mais de três vezes maior que o do ano passado, quando foram investidos cerca de R$ 12 milhões.

Segundo informações da Agência Brasil, a meta é atender toda a população em idade fértil que procure métodos, conforme previsto em Lei, que diz que todo cidadão tem direito ao planejamento familiar.

Até dezembro, os 5.130 municípios que possuem o programa Saúde da Família estarão recebendo kits com pílulas do dia seguinte, DIU (Dispositivo Intra-Uterino), injetáveis mensais e trimestrais e preservativos masculinos.

Conforme a Agência, o País possui 58 milhões de mulheres entre 12 a 49 anos e 67 milhões de homens, entre 10 a 69 anos, em faixa etária fértil. Até o ano passado, 40% desse total tinham acesso a esse tipo de tratamento e somente 1.300 municípios recebiam os kits. Em 2004, aproximadamente 350 mil cartelas do "dia seguinte" foram distribuídas.

O aumento nos investimentos é motivado pelo grande número de mulheres internadas no Sistema Único de Saúde por complicações em abortos espontâneos ou feitos de forma ilegal. Todos os anos, 250 mil mulheres procuram o serviço público por esse motivo.

Para evitar o uso indevido da pílula do dia seguinte, o medicamento só será entregue com a prescrição de um médico.





Fonte: Campo Grande News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359705/visualizar/