Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 13:30
Por: João Magalhães

    Imprimir


São Paulo - Até agora, a fraca recepção no interior das aeronaves e interferências com os instrumentos de navegação levaram a maioria das companhias aéreas a proibir ou desaconselhar o uso dos aparelhos.

A partir de 2006, porém, graças a um sistema de telecomunicações apresentado em Genebra, na Suíça, pela OnAir, parceira da Airbus, passageiros de aviões poderão livremente celulares com tecnologia GSM e enviar e receber e-mails através de computadores portáteis.

O sistema é baseado no roaming, recurso que possibilita o ao consumidor usar o celular fora de seu país de origem e despachar pequenas mensagens, com até 160 caracteres.

A comunicação será feita via satélite, portanto o custo das ligações será o mesmo das chamadas internacionais, variando de dois a três dólares por minuto. A tarifa, porém, poderá cair, na medida em que aumnetar o número de usuários.

Segundo Francesco Violante, presidente da OnAir, existe um importante "mercado potencial, uma vez que em 2009 haverá mais de 700 milhões de usuários de celulares com GSM”.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359706/visualizar/