Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 09:33

    Imprimir


Beirute - Dezenas de milhares de pessoas estão participando agora dos funerais do ex-primeiro-ministro libanês, Rafik Hariri, assassinado segunda-feira em um atentado, em Beirute, que também matou outras 14 pessoas. O enterro está previsto para as 8h, horário de Brasília.

Desde o começo da manhã, centenas de pessoas se dirigiam à casa de Hariri, para aonde o corpo do ex-premier foi levado nesta manhã, desde o hospital da Universidade Americana, para ser enterrado, mais tarde, na mesquita Mohamad al Amin, no centro de Beirute.

Participam da cerimônia fúnebre, iniciada por volta das 6h (horário de Brasília) várias personalidades estrangeiras, entre elas o presidente francês, Jacques Chirac, e o secretário-geral da Liga Árabe, Amro Mussa. A família de Hariri não aceitou a organização dos funerais pelo Estado, porque "não deseja se juntar com os responsáveis, que não foram capazes de garantir sua segurança", alusão ao presidente Emile Lahoud, tutelado pela Síria.

Helicópteros do Exército libanês sobrevoam a capital libanesa, onde foram tomadas rigorosas medidas de segurança para impedir possíveis incidentes. O atentado que acabou com a vida de Hariri provocou um sentimento anti-sírio entre muitos libaneses, que responsabilizam as autoridades de Damasco e Beirute pelo assassinato do ex-premier.

Até agora não se sabe com certeza se a forte explosão que custou sua vida, junto a de outras 14 pessoas, entre elas sete de seis guarda-costas e assistentes, foi provocado por um carro-bomba ou um suicida.





Fonte: AE - AFe

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359769/visualizar/