Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 07:41

    Imprimir


O médico veterinário e atual assessor de mercado internacional do Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Estado, Luiz Carlos Meister, assumiu ontem o cargo de secretário adjunto da secretaria de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder), em substituição a Farid Tenório, que aceitou convite para assessorar a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famato).

Segundo Meister, suas ações estão direcionadas para identificar as principais dificuldades e gargalos ao desenvolvimento da cadeia produtiva da pecuária e agricultura mato-grossense, e buscar, também, articular prioridades e o fortalecimento da agroindústria estadual Catarinense do município de Rio das Antas (Santa Catarina) e morando em Cuiabá há 28 anos, Meister trabalhou por mais de 30 anos no serviço público e na iniciativa privada em áreas ligadas ao agronegócio. Foi servidor do Ministério da Agricultura e na década de 70 ajudou a implantar em Mato Grosso o Serviço de Inspeção Federal (SIF), onde ficou até 1980. Depois, atuou por 22 anos na empresa Sadia, nos setores de tecnologia de carnes, exportação, qualidade e segurança alimentar, tendo realizado especializações na área nos Estados Unidos, França e Japão.

O adjunto observa que a pecuária mato-grossense necessita de uma grande estruturação, devido ao potencial alcançado e a grande demanda apresentada pelo mercado consumidor. Ele avalia que a cadeia produtiva no Estado, principalmente, a da pecuária de corte, pode adquirir maior poder de barganha.

"Da criação e produção, passando pela industrialização até chegar o consumidor precisa estar em sintonia, para que o produtor possa ter um melhor poder de negociação", observa Meister, destacando ainda que a cultura de suínos, caprinos e aves obteve um crescimento ímpar no Estado.

O grande entrave que atinge o agronegócio mato-grossense passa pela carência de infra-estrutura e logística, o que impede um maior crescimento na industrialização e agregação de valor ao produto.

"Mato Grosso como maior produtor de grãos do País industrializa pouco de seus produtos e a transformação de proteína vegetal em animal - ou seja, a criação de suínos ou aves - para o próprio Estado é um dos pontos que devemos lutar para estruturar", ressalta secretário.

Para dar continuidade às ações de política agrícola e pecuária, Meister destaca que irá buscar o fortalecimento da agricultura familiar e a reorganização e continuidade dos projetos já existentes, além da maximização dos resultados na área.

O secretário afirma ainda que uma das melhores armas para a busca por resultados ainda mais positivos na pecuária mato-grossense é a campanha de combate à Febre Aftosa, que alcança a cada ano resultados bastante satisfatórios.

"O trabalho sério e competente, com o comprometimento de toda a cadeia da pecuária está presente nos resultados que Mato Grosso vem alcançando. Temos somente que massificar ainda mais o trabalho de erradicação para atingir o pequeno produtor que ainda preocupa os órgãos sanitários", acrescenta.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359825/visualizar/