Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 07:25

    Imprimir


Além da legislação ambiental, os aqüicultores de Mato Grosso destacam a demanda reprimida e o desenvolvimento restrito da cadeia produtiva como outros dois entraves a serem superados pelo setor. Destacando como referencial a psicultura, de acordo com dados da Associação de Aqüicultura do Estado de Mato Grosso (Aquamat), a produção local de 12,5 mil toneladas de peixe ao ano corresponde a 80% da demanda total, de 15 mil toneladas.

Carmem Castaldo, psicultora estabelecida em Várzea Grande, é um retrato das dificuldades enfrentadas pelo setor. Após um investimento inicial de R$ 150 mil, com cinco tanques e 60 mil peixes produzidos por safra, Carmem atesta que o médio e pequeno aqüicultor sobrevivem no mercado com muitas dificuldades, resumidas à pequena carteira de compradores, formada pelas redes de supermercados e restaurantes especializados.

"Nem todo mundo pode ser uma Delicious Fish", afirma Carmem, eleita diretora-administrativa da Aquamat, em menção a uma das grandes psicultoras do Estado. A empresária sugere maior apoio do governo estadual em projetos e qualificação para alavancar o desenvolvimento do setor.(JS)




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359836/visualizar/