Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 07:17
Por: Anelize Moreno

    Imprimir


Ao contrário do que foi divulgado em um panfleto distribuído nas ruas de Cuiabá, nenhuma empresa mato-grossense está credenciada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq) para fazer a conversão de automóveis para utilização do gás natural veicular (GNV). No entanto, no informativo divulgado pelo deputado estadual Sérgio Ricardo, aparece um anúncio onde a Injear afirma ser a única empresa credenciada para instalar os equipamentos para utilização do GNV (kit GNV).

De acordo com o Imeq, trata-se de propaganda enganosa e a empresa foi notificada pela autarquia estadual. Conforme explica a gerente de qualidade do Imeq, Elaine Barros, a Injear deve solicitar a concessão para poder realizar o procedimento. Caso a empresa seja flagrada fazendo a instalação do equipamento sem estar credenciada poderá ser penalizada. O valor da multa varia de acordo com o caso.

Para a gerente de qualidade do Imeq, se todos os requisitos necessários para habilitar a empresa para instalar o kit GNV não forem cumpridos rigorosamente o consumidor corre riscos de vazamento do gás e deslocamento do cilindro, entre outras coisas que podem causar acidentes.

Ela frisa também que a Injear ainda não está apta para realizar a conversão, mas isso não quer dizer que a empresa não esteja preparada para executar o procedimento. Porém, como a Injear não solicitou a concessão da autarquia não é possivel saber se todas as especificações técnicas estão sendo cumpridas.

De acordo com o gerente da Injear, Carlos Junior, houve um erro de impressão do panfleto e onde deveria estar escrito "preparada" foi colocado "credenciada", fato que gerou outra interpretação. Carlos defende a empresa dizendo que em momento algum foi utilizado o nome do Imeq no panfleto e afirma que a Injear já está corrigindo o erro.

Junior esclarece também que a Injear já treinou os profissionais para realizar o procedimento de instalação do kit GNV e está de posse de toda a documentação exigida pelo Imeq para o credenciamento junto a autarquia. Porém ele diz que a papelada ainda não foi protocolada.

O deputado estadual Sérgio Ricardo diz que não tinha conhecimento do anúncio, vinculado ao seu panfleto de divulgação do gás natural, e afirma que se o Imeq já notificou a empresa, os procedimentos para a regularização devem ser tomados. O deputado fala ainda que todos os anúncios contidos nos panfletos são de responsabilidade das respectivas empresas que patrocinam os informativos sobre o gás natural.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359840/visualizar/