Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 05:22

    Imprimir


Porto Príncipe - O ministro da Cultura, Gilberto Gil, anunciou ontem, em Porto Príncipe, vários projetos de cooperação com setores culturais do Haiti, com o objetivo de contribuir para a melhora da situação sócial, política e econômica daquele país. "O Brasil tenta dar uma contribuição ao Haiti, para uma melhoria da vida neste país", disse Gil depois de reunir-se com vários artistas haitianos.

Gil anunciou o estabelecimento da Casa Cultural Brasil-Haiti, em Porto Príncipe, e eventos para comemorar o aniversário da presença de tropas brasileiras no Haiti, que participam da missão da ONU para a estabilização deste país caribenho. O ministro e os artistas haitianos falaram sobre os principais problemas do país, entre eles o desemprego e a pobreza. Gil defendeu a ação permanente para combater essas carências. "A ação é agora", afirmou, ressaltando que "os resultados a serem alcançados dependerão da qualidade" das intervenções.

Gil destacou as semelhanças entre Brasil e o Haiti, entre as quais citou "as raízes negras muito importantes, a alegria, a pobreza e a violência". Os artistas haitianos ficaram satisfeitos com o encontro com Gilberto Gil. "Foi uma reunião entre artistas do Brasil e do Haiti para discutir o que se pode fazer para combater nossos grandes problemas", afirmou o cantor haitiano Richard Morse. "Também falamos de projetos para tentar diminuir a tensão no Haiti", acrescentou.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359874/visualizar/