Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 16 de Fevereiro de 2005 às 04:04

    Imprimir


O evento programado pelo governo de São Paulo acontece um dia antes da entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, acordo internacional

São Paulo - O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), institui nesta terça-feira, por decreto, o Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, cujo principal objetivo é conscientizar e mobilizar a sociedade paulista para a discussão e tomada de posição sobre as mudanças climáticas globais. O Fórum foi instituído em cerimônia realizada no Horto Florestal e contou com a presença de especialistas em meio ambiente, cientistas, secretários de Estado, do governador, do prefeito da Capital, José Serra (PSDB), e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, entre outros.

De acordo com o governador, São Paulo sai na frente nas ações para colocar em prática no País, as medidas previstas no Protocolo de Kyoto. O evento programado pelo governo de São Paulo acontece um dia antes da entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, acordo internacional que prevê a redução em 5,2% dos gases emitidos pelos países industrializados, entre 2008 a 2012, comparado a 1990.

Além da criação de mecanismos institucionais para discutir e propor medidas a esse respeito, o decreto instituído hoje pelo governador Geraldo Alckmin também estabelece o estímulo à implantação no Estado de projetos que utilizem o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). Segundo o texto, entre os objetivos do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas Globais e de Biodiversidade, estão a criação de mecanismos regulatórios, o apoio a projetos que utilizem o mecanismo MDL e o auxílio à exportação de créditos de carbono decorrentes do protocolo de Kyoto.

Em entrevista coletiva concedida durante o evento, Alckmin citou, como exemplo, as seguintes ações que o estado já vem implantando neste setor: estímulo à produção de álcool (expansão de 50% até 2009); produção de 400 MW de energia por usinas de cana-de-açúcar; recuperação da área da Mata Atlântica e programa de recuperação de 10 mil hectares de matas ciliares (absorção de 1 milhão de toneladas de carbono em 20 anos).





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/359875/visualizar/