Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 15 de Fevereiro de 2005 às 13:27

    Imprimir


A fabricante americana de aviões Boeing apresenta, nesta terça-feira, seu novo jato 777 de longa distância, que vai concorrer com o Airbus A380, lançado no mês passado. O 777-200LR conseguirá voar quase 11 mil milhas (cerca de 17,7 mil km) sem ter de fazer escalas. Seria uma autonomia equivalente para, por exemplo, uma viagem entre o Rio de Janeiro e Hong Kong.

A Boeing, em contraste à rival européia Airbus, espera que as companhias aéreas queiram aeronaves com menos lugares, mas capazes de voar longas distâncias.

A Airbus, que no ano passado assumiu a liderança na produção de aviões para uso comercial, tem o foco voltado para a produção de superjumbos.

Definição

Analistas ainda estão divididos sobre qual das duas opções é a melhor e dizem que a disputa entre as duas empresas pode ser um momento de definição para a indústria da aviação.

A Boeing planeja oferecer aviões capazes de voar direto para diversas partes do mundo, eliminando a necessidade das conexões.

A fabricante americana aposta em aviões menores como o 777-200LR e o 787 Dreamliner, que deve começar a voar em 2008.

A européia Airbus está apostando suas fichas em um superjumbo, que pode transportar até 840 pessoas e tem capacidade de pousar apenas em grandes aeroportos.

Desses aeroportos, os passageiros pegariam aviões de menores dimensões, que os levariam para o destino desejado.

Lucros

Tanto a Boeing quanto a Airbus já estão aceitando pedidos para suas novas aeronaves.

A Boeing espera vender cerca de 500 aviões do modelo 777-200LR nos próximos 20 anos.

Os ganhos da Boeing nos últimos três meses de 2004 caíram 84% devido aos custos do término da produção de suas menores aeronaves, o 717, e à suspensão do contrato do avião 767 com a força aérea americana.

O lucro da empresa foi de US$ 186 milhões no período. Nos últimos três meses de 2003, o lucro havia sido de US$ 1,13 bilhões.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360027/visualizar/