Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 15 de Fevereiro de 2005 às 07:38
Por: Carlos Martins

    Imprimir


San Mathias, Bolívia - O governador Blairo Maggi e a comitiva da Expedição Internacional Estradeiro 4 foram recebidos com grande expectativa por autoridades e líderes locais de San Inácio na noite de sábado. Mato Grosso é considerado um Estado que pratica uma política agressiva em prol da integração da América. “Sabemos que o governador é muito dinâmico, trabalhador. Ele transmite a todos nós seu entusiasmo. Essa caravana traz muita alegria e esperança”, disse Mario Hugo Castedo, sub-prefeito (cargo equivalente ao de governador) de San Inacio, cidade com 22 mil habitantes.

A comitiva chegou a San Inacio por volta das 20h20 (19h20 locais) depois de ter percorrido um trajeto de 308 quilômetros por uma estrada de terra desde San Mathias, primeira cidade do roteiro da expedição. Depois de cumprimentar moradores e autoridades que aguardavam em frente ao hotel onde a comitiva passou a noite, Maggi e os visitantes seguiram até a Catedral San Ignacio de Loyola, datada de 1748 e cuja construção foi obra dos padres jesuítas. Depois de assistir a um recital e a uma apresentação de um coral, a comitiva se dirigiu até ao Salão de Convenções da Diocese onde houve um encontro com autoridades seguido de um jantar.

Os discursos das autoridades refletiram o desejo de uma integração e intensificação das relações entre os países vizinhos. “Este é um dia histórico para nossa província. O senhor está representando o sonho dessa integração”, disse o deputado nacional Rolando Castedo. O senador nacional da Bolívia Osvaldo Justiniano também enfatizou a importância da iniciativa do governador brasileiro. Como reconhecimento, Maggi recebeu um titulo de “hóspede ilustre”, honraria também concedida aos deputados mato-grossenses Pedro Satélite, Ságuas Moraes, Campos Neto, Mauro Savi e ao reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, Paulo Speller.

Em seu discurso, Maggi falou para os que “acreditam que podemos ter uma América unida”. “È com este objetivo que fizemos esta viagem. E estamos percorrendo as estradas de carro para olhar as dificuldades na Bolívia e também no Peru e Chile. Principalmente olhar o que nos une e o que está nos faltando”, disse Maggi. Ele explicou que sua missão é verificar pessoalmente quais as dificuldades de se fazer por via terrestre o caminho até o Pacífico. Como já dissera em San Mathias, o governador reafirmou sua intenção de procurar soluções para o asfaltamento entre San Mathias e Concepción (adiante de San Inàcio), um percurso de aproximadamente 450 quilômetros.

CONVÊNIO – O governador de San Inàcio, Mario Hugo Castedo, disse que a proximidade de sua região com Mato Grosso proporciona algum tipo de integração com municípios mato-grossenses, como Pontes Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade e Mirassol D'Oeste. Para encurtar a distancia entre San Inàcio e Vila Bela, foi assinado um convenio entre as duas cidades para se abrir uma estrada de terra de 150 quilômetros, dos quais 60 quilômetros já foram concluídos. “Queremos estreitar mais nossa relações econômicas, culturais e sociais”, afirmou Castedo.

Ao concluir seu discurso, Maggi convidou as autoridades para participarem do seminário internacional que vai discutir a logística intermodal em Cuiabá nos dias 2, 3 e 4 de março no Centro de Eventos do Pantanal. O governador de San Inàcio, Mario Hugo Castedo, já confirmou presença juntamente com outras autoridades da região. Dentre os participantes do encontro em San Inàcio, também estavam o cônsul da Bolívia em Cuiabá, Edmundo Pilar, o embaixador do Peru no Brasil, Herman Couturier, o presidente regional de Arequipa, Daniel Veras, e o vice-presidente do Conselho Municipal de San Inácio, Lorgio Anez Castedo.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360099/visualizar/