Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 13 de Fevereiro de 2005 às 09:35

    Imprimir


Quem deixou de entregar à Receita Federal a declaração de isento, tem apenas até terça-feira, dia 15, para regularizar sua situação e evitar o cancelamento do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Sem ele, o contribuinte fica impedido de abrir contas bancárias e tirar diversos documentos, entre outras restrições. Os CPFs serão cancelados se o contribuinte deixou de fazer as duas últimas declarações.

Para ficar em dia com a Receita, deve-se procurar uma agência dos Correios (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal também prestam o serviço). Munido do RG, o contribuinte paga uma multa de R$ 4,50.

Levantamento do governo federal dá conta de que cerca de sete milhões de pessoas correm o risco de ter o CPF cancelado simplesmente por não ter prestado contas.

Quem deixou de preencher a declaração de isento nos últimos dois anos precisa procurar um posto da Receita para regularizar sua situação.

Advogados

A Receita Federal promete rigor na fiscalização da declaração de rendimentos dos advogados em 2005. Para o órgão, nos últimos anos estes profissionais liberais cometeram diversos deslizes na prestação de contas com o Leão.

A declaração deste ano, sobre as movimentações do ano-base 2004, começa no dia 1º de março.

Uma série de convênios assinados pela Receita vai permitir um controle praticamente on-line de ações ganhas contra a União, Estados e municípios. Isso significa que a declaração de renda dos advogados deverá ser condizente com honorários sobre causas ganhas.

A parceria com diversos órgãos federais é a estratégia da Receita para reter, na malha fina, o maior número possível de declarações que não sejam fiéis aos rendimentos amealhados no ano passado.

Até o Exército faz parte da "força-tarefa" contra a sonegação. Desde o ano passado, a instituição está fornecendo dados sobre a venda de armas no país. O arsenal de informações é valioso para que a Receita consiga impedir a fuga de recursos.




Fonte: Invertia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360553/visualizar/