Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 07 de Janeiro de 2005 às 22:57
Por: Luthianna Hllenbach

    Imprimir


Brasília - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reuniu-se hoje (7), em sua primeira visita oficial a Vitória (ES), com representantes do governo e organizações não-governamentais para ouvir as demandas ambientais e conhecer estudos para ampliar o número de unidades de conservação no estado, principalmente na área marinha.

Ambientalistas e técnicos do governo apresentaram à ministra propostas de criação dos parques estaduais marinhos de Santa Cruz e Ilha dos Franceses e sobre as reservas de Barra Nova e de Desenvolvimento Sustentável da Foz do rio Doce. O Parque Nacional dos Pontões Capixabas também foi tema da reunião.

Durante o encontro com as ONGs estaduais, Marina Silva recebeu da Associação Capixaba de Proteção ao Meio Ambiente (Acapema) uma proposta para disciplinar a mineração subaquática do país. O Código de Mineração Subaquática propõe a exigência de estudos de impacto ambiental para o licenciamento de qualquer projeto de mineração no mar ou nos rios. Segundo os técnicos do Núcleo de Estudos de Direito Ambiental da Universidade Federal do Espírito Santo, da Estação de Biologia Marinha Ruschi e da Acapema, que elaboraram a proposta, as freqüentes incursões de garimpeiros nos rios e a coleta de algas calcárias são preocupantes.

Após almoçar com o vice-governador do estado, Lelo Coimbra, a ministra reuniu-se com o prefeito de Vitória, João Coser, e participou do lançamento da Campanha de Proteção ao Caranguejo e ao Guaiamun.

A campanha quer, baseando-se na portaria do Ibama, proibir a captura e comercialização do crustáceo - durante os meses de janeiro e abril - e inclui também um trabalho de educação ambiental junto a crianças, comerciantes e catadores.

A ministra encerrou a visita oficial no Parque da Fonte Grande, implantado pela prefeitura de Vitória em 2002, com a parceria do ministério do Meio Ambiente e do Fundo Nacional do Meio Ambiente. O parque situa-se no centro da Ilha de Vitória e é a última área contígua de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360610/visualizar/