Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 07 de Janeiro de 2005 às 21:58

    Imprimir


O desafio do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para 2005 será a integração de 1.000 municípios ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), medida que deverá representar uma trabalho extra também para os prefeitos que acabam de assumir os cargos.

Integrar o SNT significa estar em conformidade com as diretrizes da política nacional para o setor, envolvendo aí os projetos de segurança e educação que podem ser firmados com o órgão máximo de trânsito do país. Hoje, dos 5.506 municípios brasileiros, somente 629 estão integrados. De acordo com a política nacional de trânsito do governo federal, até 2014 todos os municípios brasileiros devem estar integrados ao SNT.

De acordo com o coordenador jurídico e de fiscalização do Denatran, Fábio Antinoro, "a integração é interessante para qualquer administrador público porque visa colocar a sociedade no mundo atual das discussões de trânsito. E não se concebe mais um município não ter não ter essa integração, porque trânsito hoje representa um grande prejuízo se não for bem administrado e se as questões de educação também não forem bem consideradas".

Entre os projetos de educação para o trânsito, o Denatran busca a mobilização social, com a formação de multiplicadores, e a ampla divulgação das ações de sucesso. Neste ano serão criadas 69 turmas em cidades onde o trânsito ainda não foi municipalizado, para a realização de 92 cursos específicos sobre gestão do trânsito, além de 60 eventos de assessoramento técnico. Os próprios técnicos do departamento vão assessorar os municípios em processo de integração.

"O paradigma nesta administração do Denatran é fortalecer a questão cultural do trânsito", disse Antinoro. Segundo ele, o objetivo é fazer com que o assunto seja tratado entre as crianças em idade escolar. "Isso precisa estar arraigado ao conhecimento humano, para se entender o que é o trânsito", afirmou. Segundo ele, também é importante que se esclareça o papel do condutor de veículos.




Fonte: ABR

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360623/visualizar/