Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 07 de Janeiro de 2005 às 21:16

    Imprimir


Cartum - As Nações Unidas informam que o governo e os rebeldes que atuam na região de Darfur, oeste do Sudão, concordaram em realizar um cessar-fogo temporário para permitir que uma campanha de vacinação contra a pólio ocorra na próxima semana. No entanto, o chanceler sudanês, Mustafa Osman, disse temer que grupos rebeldes de Darfur lancem ataques antes da assinatura do acordo de paz que deverá encerrar a outra guerra civil sudanesa, no sul do país.

A instabilidade em Darfur, onde dezenas de milhares de aldeões foram mortos num conflito que já dura dois anos, torna incerta a realização do programa de vacinação contra a poliomielite, previsto para o período de 10 a 12 de janeiro.

Jan Pronk, representante do secretário-geral da ONU no Sudão, pediu que todas as partes envolvidas no conflito de Darfur deponham as armas antes, durante e depois da vacinação. Hoje, Pronk disse que o governo sudanês comprometeu-se com uma "calma total" na região durante o programa de vacinação. ele disse que os dois principais grupos rebeldes da área, o Exército de Libertação do Sudão e o Movimento Justiça e Igualdade, também se mostraram dispostos a cooperar.

As Nações Unidas citam o conflito de Darfur como um dos fatores por trás do surto de pólio no Sudão, o primeiro desde que o vírus foi dado como erradicado no país, em 2001. Desde que os combates começaram, em fevereiro de 2003, já foram notificados 105 novos casos da doença.




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360634/visualizar/