Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 07 de Janeiro de 2005 às 21:05
Por: Elder Ogliari

    Imprimir


Porto Alegre - O número de prefeituras que decretaram situação de emergência por causa da seca no Rio Grande do Sul subiu de 54 para 68 nesta sexta-feira. A inclusão da municípios como Engenho Velho, Liberato Salzano e Seberi, no oeste, Tupanciretã, no centro, e São Valentim do Sul, no nordeste, mostra que o problema começa a se espalhar para todo o Estado.

Mas é no norte, perto da divisa com Santa Catarina, que a preocupação é maior. São daquela região os outros dez municípios que recorreram ao decreto nesta sexta-feira e 51 dos 54 que haviam tomada a medida anteriormente.

Em Santa Maria, no centro do Estado, a prefeitura abastece os distritos de Passo do Verde e Arroio só com caminhões-pipa. Em Araguari, no interior de Canudos do Vale, o único poço artesiano que abastecia 34 famílias secou. A seca do Rio Grande do Sul é resultado da presença de uma massa de ar quente e seco sobre o Estado, o norte da Argentina, o sul do Paraguai e parte de Santa Catarina, que impede a atividade das frentes frias na região, explica o meteorologista Luiz Fernando Nachtigal, da Rede de Estações de Climatologia Urbana de São Leopoldo. E a perspectiva não é boa, pelo menos para os próximos dias.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360636/visualizar/