Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 07 de Janeiro de 2005 às 20:57
Por: Christiane Samarco

    Imprimir


Brasília - A liberação para a prefeitura de São Paulo de recursos federais que deveriam ter sido bloqueados por atrasos no pagamento da dívida do município para com a União gerou o protesto do governador do Maranhão, José Reinaldo Tavares (PTB). Ele considerou a decisão do Tesouro Nacional em favor da prefeitura paulistana "um barril de pólvora" que pode explodir a qualquer momento, com um movimento dos Estados para rever seus contratos de dívida com a União.

"Vamos nos articular com os governadores de todo o Nordeste para tomarmos uma posição conjunta porque não podemos admitir privilégios", anunciou o maranhense em sua passagem por Brasília nesta sexta-feira. Segundo José Reinaldo, a disposição dos Estados é exigir do governo federal o mesmo tratamento dispensado à capital paulista. "Vamos querer que os benefícios dados a São Paulo sejam estendidos a todos", destacou, para advertir em seguida: "Se um não pode pagar e tem a tolerância da União, então vamos rever os contratos. Mas será uma revisão geral".

O governo se viu obrigado a desbloquear R$ 145 milhões para o prefeito tucano José Serra, esta semana, porque fizera o mesmo em 30 de novembro para a prefeita petista Marta Suplicy, quando ela havia atrasado o pagamento de R$ 50 milhões da parcela daquele mês. José Reinaldo considera a decisão explosiva não só por ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, mas especialmente porque, antes mesmo de isto acontecer, os governadores já estavam se achando injustiçados pelo governo federal por uma série de outras razões.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360637/visualizar/