Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 07 de Janeiro de 2005 às 20:13

    Imprimir


Brasília - Em nota divulgada hoje, o Ministério das Relações Exteriores manifesta a satisfação do governo brasileiro com a celebração, amanhã em Nairóbi, do acordo de paz do Sudão. A nota informa ainda que o Brasil acompanhou "com preocupação e interesse humanitário o grave conflito interno norte-sul que se arrastou por vários anos naquela nação amiga".

E felicita as Nações Unidas, a União Africana e a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (Igad) "pelo papel construtivo e eficaz que desempenharam em prol dos entendimentos finalmente alcançados".

É a seguinte a íntegra da nota divulgada pelo Itamaraty:

"O Governo brasileiro expressa viva satisfação com respeito à solenidade da celebração do acordo de paz do Sudão, a realizar-se no dia 9 de janeiro corrente em Nairóbi.

Havendo sistematicamente acompanhado, com preocupação e interesse humanitário, o grave conflito interno norte-sul que se arrastou, por vários anos, naquela nação amiga, o Brasil saúda o desfecho das negociações entre as partes envolvidas, consubstanciado em acordo que deverá permitir não apenas a pacificação, mas também uma nova etapa de harmonia, comunhão de esforços e desenvolvimento da sociedade sudanesa.

O Governo brasileiro felicita, igualmente, as Nações Unidas, a União Africana e a Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD) pelo papel construtivo e eficaz que desempenharam em prol dos entendimentos finalmente alcançados.

Conforme manifestado por ocasião da reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que se realizou em Nairóbi em novembro de 2004, o Brasil confia em que o presente acordo influencie, de forma positiva e vigorosa, o encaminhamento de pronta solução para a crise remanescente de Darfur e o fim do sofrimento da população local, que tanto aflige às comunidades brasileira e internacional




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/360646/visualizar/