Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 05 de Janeiro de 2005 às 23:22

    Imprimir


O Vulcão de Fuego, localizado 70 quilômetros a sudoeste da capital guatemalteca, voltou à atividade lançando fumaça e areia, porém sem provocar vítimas. O alerta foi feito hoje por um especialista do Instituto Nacional de Vulcanologia, Sismologia, Meteorologia e Hidrologia (INSIVUMEH).

"O Vulcão de Fuego está em uma fase moderada, após a explosão dos dias 23, 24 e 25 de dezembro", explicou o funcionário da instituição, Gustavo Chigna. "O vulcão (de 3,763 mil metros acima do nível do mar) expele grande quantidade cinzas e provoca avalanches constantes. A coluna de cinzas alcança aproximadamente cinco quilômetros de altura", precisou.

Chigna explicou que as avalanches de lava e material vulcânico que saem da cratera descem em direção à aldeia Sangre de Cristo, localizada a oeste do vulcão. O especialista advertiu que o material também poderia afetar as comunidades de Morelia e Panimaché, no município de Yepocapa, no departamento de Chimaltenango, 120 quilômetros a oeste da capital.

O porta-voz da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (CONRED), Benedicto Girón, disse à imprensa que aumentou a vigilância e o monitoramento em torno do vulcão, mas descartou um alerta pois a situação está sob controle.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361166/visualizar/