Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 05 de Janeiro de 2005 às 19:27
Por: Marcos Chagas

    Imprimir


Brasília - O deputado Luis Eduardo Greenhalgh (PT-SP) disse que sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados "é definitiva" e que não há possibilidade de ser retirada. Seu nome foi indicado pela bancada do PT para o cargo uma vez que, por tradição, cabe ao maior partido na Casa este direito.

No entanto, um movimento que envolve parlamentares de diversos partidos trabalha para lançar o deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), como candidato avulso a Presidência da Câmara na reunião plenária do dia 14 de fevereiro, quando será realizada a eleição.

Greenhalgh começou as articulações políticas para quebrar as resistências ao seu nome. Nesta quarta-feira, ele encontrou-se com o vice-presidente da República, José Alencar, para tentar consolidar o apoio do PL a sua candidatura. Segundo o deputado, Alencar defendeu o critério da proporcionalidade de bancada para a indicação do nome do presidente da Câmara, bem como o respeito à decisão da bancada do PT.

Ele qualificou a possibilidade de lançamento de candidaturas avulsas como "turbulências naturais do processo". Luis Eduardo Greenhalgh ressaltou que o momento, agora, "é de gastar o dedo no telefone" para trabalhar sua candidatura e apresentar aos deputados as propostas que tem.

O candidato do PT também reagiu às resistências ao seu nome apresentadas pelo movimento de apoio a Virgílio. "Quais são as resistências? Porque eu sou ligado ao movimento dos direitos humanos? Eu sou ligado ao movimento dos direitos humanos. Porque fui advogado dos sem terra? Fui advogado dos sem terra, mas sei que, como presidente da Câmara, tenho que dar tramitação a todos os projetos quer sejam dos ruralistas, quer sejam de interesse dos sem terra", disse o parlamentar.

Defensor da candidatura de Greenhalgh, o deputado Paulo Delgado (PT-MG) condenou a candidatura avulsa a presidência da Casa, parta de quem partir. No seu entender, este mecanismo, mesmo que legítimo, fere a autonomia partidária. "A candidatura avulsa fere o princípio parlamentar e partidário", acrescentou. Neste sentido, Delgado disse que o deputado Virgílio Guimarães continuará sendo procurado por lideranças do PT para que desista de se lançar candidato avulso.




Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361206/visualizar/