Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 05 de Janeiro de 2005 às 14:15

    Imprimir


A CIA (inteligência dos EUA) continuou nesta semana a substituição de quase todos os membros de sua direção e nomeou um novo subdiretor do grupo de análise. Além da substituição de importantes assessores, o novo diretor da CIA, Porter Goss, também suspendeu a reunião entre chefes que era realizada diariamente desde os atentados de 11 de setembro de 2001, na qual se coordenavam as operações contra o terrorismo no mundo.

O recém-nomeado subdiretor para análise, John Kringen, ficará no lugar de Jamie Miscik, que renunciou em 29 de dezembro, somando-se a outras pessoas que deixaram seus cargos ou foram substituídos.

Fontes ligadas a Miscik disseram que Goss tinha pedido sua renúncia.

Kringen tomará posse em fevereiro, informa hoje o jornal The New York Times, que cita como fonte funcionários do serviço de espionagem não identificados.

Goss, ex-congressista republicano pela Flórida, está empenhado em reorganizar a CIA, duramente criticada por não ter descoberto os planos para os atentados de 11 de setembro e por ter afirmado que o Iraque tinha armas de destruição em massa, o que não foi provado.

A suposta presença desse tipo de arma no Iraque foi um dos principais argumentos do presidente George W. Bush para invadir o país em março de 2003.

Como parte da reorganização da CIA, Goss planeja nomear como sua porta-voz Jennifer Millerwise, que desempenhou esse mesmo cargo com o vice-presidente Dick Cheney, indicaram as fontes ao jornal nova-iorquino.

Antes da saída de Miscik, que entrará em vigor a partir de 4 de fevereiro, deixaram seus cargos na CIA um dos subchefes de analistas, Scott White, e o diretor executivo A .B. "Buzzy" Krongard, demitido por Goss, que substituiu George Tenet.

O subdiretor da CIA, John McLaughlin, anunciou sua saída no mês passado, depois de terem deixado seus cargos dois dos chefes de operações da agência, Stephen Kappes e Michael Sulick, que alegaram divergências com assessores de Goss.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361289/visualizar/