Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 05 de Janeiro de 2005 às 13:37

    Imprimir


O quadro pessimista pode mudar a partir de maio, quando serão publicadas as primeiras estimativas de plantio da safra americana. Renato Sayeg, diretor da Tetras Corretora, aposta numa redução de 5% a até 8% da área cultivada. "Nos atuais níveis de preços, o agricultor americano tem mais estímulo para plantar milho ou algodão", afirma o corretor.

A queda da área plantada seria motivada pela tendência de preços mais baixos para a soja e pelo aumento dos custos, em razão do aparecimento dos primeiros focos do fungo da ferrugem asiática nos Estados Unidos. Estima-se que o fungo cause perdas de até US$ 1,3 bilhão às lavouras americanas. Seu combate elevaria em 15% a até 20% o custo de produção. "Além do aumento dos custos, o governo americano, por meio da Lei Agrícola, quer incentivar o cultivo de milho e algodão. Nos atuais níveis de preços, é isso que acabará acontecendo", diz o corretor.

Colheita começou - A colheita da safra de soja 2004/05 já começou no Brasil. No município de Lucas do Rio Verde, no centro do Mato Grosso, as primeiras colheitadeiras entraram a campo em 25 de dezembro, durante as comemorações de Natal. O município de Lucas é o primeiro a colher soja em todo o Brasil. "Até agora, o tempo está seco, favorecendo o avanço dos trabalhos", diz Cleverson Girotto, secretário-executivo do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde.

Está sendo colhida a safra de soja precoce. O município deve colher 700 mil toneladas de soja, das quais 15% de variedade de ciclo de desenvolvimento mais curto. "Apenas uma minoria está colhendo. O grosso da colheita será feita entre o final de janeiro e o início de fevereiro", diz Girotto.





Fonte: Folha do Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361299/visualizar/