Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 05 de Janeiro de 2005 às 13:05

    Imprimir


Somente 35% dos cidadãos da Sérvia são a favor das extradições de acusados de crimes de guerra ao Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII), segundo os resultados de uma pesquisa publicados nesta quarta-feira pelo jornal Danas. Em contrapartida, 28% dos sérvios são contra a cooperação com a corte internacional, mesmo se isso provocar a imposição de sanções ao país, constatou o levantamento, feito pelo Instituto de Ciências Sociais de Belgrado.

Com base na pesquisa, 70% dos cidadãos não confiam no TPII, criado pela ONU para processar os responsáveis por crimes cometidos nas guerras de decomposição da antiga federação iugoslava, enquanto 12,7%, ao contrário, expressaram confiança.

A plena cooperação com o TPII, que implica antes de tudo a captura ou a ajuda na detenção de 15 acusados de crimes cometidos nas guerras de Bósnia, Croácia e Kosovo, é uma das principais condições para a aproximação da Sérvia e Montenegro à União Européia (UE) e à Otan.

Segundo a enquete, 70% dos cidadãos da Sérvia apoiariam a adesão do país à UE, mas só 45,6% têm confiança no bloco europeu.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361311/visualizar/