Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 05 de Janeiro de 2005 às 12:21

    Imprimir


Com a extinção da ACAF (Associação dos Criadores de Alta Floresta), a responsabilidade pela realização da Expoalta (Exposição Agropecuária de Alta Floresta) ficará a cargo do Sindicato Rural do município.

Conforme o presidente do Sindicato Rural de Alta Floresta, Celso Bevilaqua, foi conseguido junto a FAMATO o aporte de uma verba que será usada para o pagamento de algumas dívidas, como os acordos trabalhistas dos ex-funcionários da ACAF, repasses do INSS e pendências que a entidade tinha no comércio altaflorestense.

“A partir do dia 17 de janeiro nós já estaremos efetuando esses pagamentos”, informou Celso Bevilaqua, antecipando que a dívida deixada só em relação à última Expoalta somam aproximadamente R$150 mil. Existe ainda uma pendência antiga da entidade, referente à realização da 8ª Expoalta. É uma dívida junto ao Tribunal de Contas que será negociada através da federação. Numa soma geral as dívidas giram em torno de R$300 mil.

Em relação à exposição desse ano, o Sindicato iniciou as discussões sobre a data de realização do evento que nesse ano terá outra data, evitando confronto com outras festas, como o aniversário de Alta Floresta, feiras agropecuárias, como a de Tangará da Serra e de Uberaba. “Vamos fazer em junho e aí teremos mais espaço para prepararmos e fazermos uma grande feira agropecuária”, declarou.

A feira altaflorestense vai acontecer entre os dias 15 a 19 de junho, seguido à da realização da feira de Sinop. Nos primeiros contatos com as empresas de Cuiabá e Várzea Grande, houve uma aprovação, já que elas teriam menos custos pois aproveitariam o deslocamento até Sinop, seguindo depois para Alta Floresta. “Nós teremos muito mais expositores e interesse. Nossa feira será destaque em nível nacional”, aposta.

Em relação às dívidas, o departamento jurídico do sindicato já está providenciando a documentação para o pagamento. Como a maioria está empenhada através de cheques sem fundo, haverá um resgate de todos os documentos. A prioridade, contudo, será o acerto dos direitos trabalhistas dos ex-funcionários e dos recolhimentos de impostos. As pendências da entidade com empresas serão negociadas individualmente. O sindicato espera conseguir fazer alguns acertos através de publicidades das empresas com a exposição desse ano.

“No dia 17 estará vindo um publicitário para o município que vai fazer um projeto da próxima feira agropecuária. Ele vai estar pronto no final de janeiro e será apresentado à comunidade, quando vamos começar a arrecadar recursos para a feira”, planeja Bevilaqua. O sindicato vai tentar, através do INDEA, recursos para construção de um novo barracão dentro do Parque de Exposições, além de reforma de outras alas.

“Nós assumimos de fato em 10 de dezembro. Nós não temos um prazo pra apresentar esses projetos. Nós temos uma grande dificulta pra elaborar esses projetos que deveriam estar prontos no ano passado pra ser aprovados. Mas nós temos apoio incondicional do Secretário de Agricultura de Mato Grosso, e vamos contar com apoio de toda a comunidade que gosta da nossa festa”, disse.




Fonte: Diário News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361326/visualizar/