Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 05 de Janeiro de 2005 às 08:12
Por: Angela Fogaça

    Imprimir


O Laboratório de Tecnologia da Madeira de Sinop já fez 3.650 ensaios de painéis de compensados nos três meses de funcionamento. A informação é do coordenador do laboratório, Benedito Carlos de Almeida. Ele explicou que embora o laboratório esteja apto a atender indústrias madeireiras de outros municípios, esses primeiros ensaios são somente de empresas sinopenses. A região norte tem um dos maiores parques madeireiros do Brasil.

"São feitos dois tipos de ensaios, um para lançar novos produtos e outro para controle da qualidade, sendo que este último é feito constantemente pelas empresas", informou ele. O resultado leva de 15 a 30 dias para ser conhecido, dependendo do tipo de ensaio e da quantidade de compensados enviada pela empresa.

O objetivo do laboratório é atender às indústrias madeireiras exportadoras de compensados de madeira tropical credenciadas pela Abimci. Em Sinop, oito indústrias já estão cadastradas. São empresas que pertencem ao Programa Nacional da Qualidade da Madeira – PNQM. Essas empresas pleiteam que obter o selo CE de conformidade, que tem sido cobrada por muitos clientes.

Benedito afirmou ao Só Notícias que 4 dessas enpresas já conseguiram obter o selo, que é uma garantia de comercialização do produto no mercado econômico europeu. Uma das certificações foi obtida após realização de ensaio no laboratório de Sinop necessários para os industriais que pretendem trabalhar com exportação para atender as normas da Comunidade Européia, que exige o selo de qualidade. Através destas análises as empresas madeireiras não apenas serão credenciadas como saberão como buscar e atingir os níveis de qualificação exigidos pelas normas e que atendam às exigências do mercado europeu.





Fonte: Só Noticias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/361381/visualizar/